PATRIMÔNIO CULTURAL, LEITURA E FORMAÇÃO: a atuação docente
Palavras-chave:
Patrimônio cultural, leitura, formação do leitorResumo
O estudo procura demonstrar até que ponto o professor é capaz de tornar a leitura um princípio formativo, consolidando a noção de patrimônio cultural. Para tal intento, exprime resultados de uma pesquisa ancorada na metodologia da observação participante e realizada em contexto escolar de 2002 a 2009. Materializado em práticas leitoras, o texto aponta a escola como espaço essencial na formação de leitores, bem como assume o protagonismo do professor enquanto mediador do processo. Como conclusão, demonstra o potencial da leitura enquanto princípio formativo utilizado para consolidação do patrimônio cultural de um povo, que se expressa, em grande medida, através de sua produção literária. Nesta direção, a leitura pode estabelecer laços com a memória, tomando para si valores que constituem e transcendem gerações.Downloads
Como Citar
Esquinsani, R. S. S., & Esquinsani, V. A. (2011). PATRIMÔNIO CULTURAL, LEITURA E FORMAÇÃO: a atuação docente. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6130
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.