PATRIMÔNIO CULTURAL, LEITURA E FORMAÇÃO: a atuação docente
Mots-clés :
Patrimônio cultural, leitura, formação do leitorRésumé
O estudo procura demonstrar até que ponto o professor é capaz de tornar a leitura um princípio formativo, consolidando a noção de patrimônio cultural. Para tal intento, exprime resultados de uma pesquisa ancorada na metodologia da observação participante e realizada em contexto escolar de 2002 a 2009. Materializado em práticas leitoras, o texto aponta a escola como espaço essencial na formação de leitores, bem como assume o protagonismo do professor enquanto mediador do processo. Como conclusão, demonstra o potencial da leitura enquanto princípio formativo utilizado para consolidação do patrimônio cultural de um povo, que se expressa, em grande medida, através de sua produção literária. Nesta direção, a leitura pode estabelecer laços com a memória, tomando para si valores que constituem e transcendem gerações.Téléchargements
Comment citer
Esquinsani, R. S. S., & Esquinsani, V. A. (2011). PATRIMÔNIO CULTURAL, LEITURA E FORMAÇÃO: a atuação docente. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6130
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2011
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.