Educação e trabalho na escolarização das crianças indígenas no Brasil (décadas de 1950 e 1960)

Autores/as

  • Sueli Soares dos Santos Batista Mestrado Profissional do Ceeteps (Centro Paula Souza)

Palabras clave:

Educação e trabalho, Educação indígena, História da Infância Indígena.

Resumen

O objetivo deste estudo é aprofundar sobre a educação escolar indígena no período do Serviço de Proteção aos índios (SPI) tematizando e problematizando  o que seriam as propostas e contradições destas propostas no que diz respeito às relações entre educação e trabalho.Se pensarmos apenas nas rupturas entre educação indígena promovida desde a colonização até as experiências recentes da Funai antes dos anos 80 em contraposição às atuais propostas de interculturalidade, vamos deixar de avaliar quão problemático é introduzir em comunidades tradicionais conceitos de valorização do trabalho e aproveitamento do tempo livre, valorações de caráter capitalista que só têm sido incrementadas ao longo do processo de escolarização das crianças indígenas e não indígenas. O recorte temporal da pesquisa apresentada neste artigo é o período concernente às décadas de 1950 e 1960, período em que se teve a elaboração de um primeiro plano educacional para as comunidades indígenas e as primeiras iniciativas em termos de formação de professores para suas escolas.

Biografía del autor/a

Sueli Soares dos Santos Batista, Mestrado Profissional do Ceeteps (Centro Paula Souza)

graduada em História pela Universidade de São Paulo (1992) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Tem pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp no Departamento de História e Filosofia da Educação (2012). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, professora pesquisadora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Atua no Mestrado Profissional do Ceeteps

Publicado

2016-05-04

Cómo citar

Batista, S. S. dos S. (2016). Educação e trabalho na escolarização das crianças indígenas no Brasil (décadas de 1950 e 1960). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 55. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25290