Educação e trabalho na escolarização das crianças indígenas no Brasil (décadas de 1950 e 1960)

Auteurs

  • Sueli Soares dos Santos Batista Mestrado Profissional do Ceeteps (Centro Paula Souza)

Mots-clés :

Educação e trabalho, Educação indígena, História da Infância Indígena.

Résumé

O objetivo deste estudo é aprofundar sobre a educação escolar indígena no período do Serviço de Proteção aos índios (SPI) tematizando e problematizando  o que seriam as propostas e contradições destas propostas no que diz respeito às relações entre educação e trabalho.Se pensarmos apenas nas rupturas entre educação indígena promovida desde a colonização até as experiências recentes da Funai antes dos anos 80 em contraposição às atuais propostas de interculturalidade, vamos deixar de avaliar quão problemático é introduzir em comunidades tradicionais conceitos de valorização do trabalho e aproveitamento do tempo livre, valorações de caráter capitalista que só têm sido incrementadas ao longo do processo de escolarização das crianças indígenas e não indígenas. O recorte temporal da pesquisa apresentada neste artigo é o período concernente às décadas de 1950 e 1960, período em que se teve a elaboração de um primeiro plano educacional para as comunidades indígenas e as primeiras iniciativas em termos de formação de professores para suas escolas.

Biographie de l'auteur

Sueli Soares dos Santos Batista, Mestrado Profissional do Ceeteps (Centro Paula Souza)

graduada em História pela Universidade de São Paulo (1992) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Tem pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp no Departamento de História e Filosofia da Educação (2012). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, professora pesquisadora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Atua no Mestrado Profissional do Ceeteps

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Publiée

2016-05-04

Comment citer

Batista, S. S. dos S. (2016). Educação e trabalho na escolarização das crianças indígenas no Brasil (décadas de 1950 e 1960). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 55. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25290