FOTOGRAFIA E HISTÓRIA: AS TRAMAS DA REPRESENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p9-35

Palabras clave:

Fotografia, História, tramas fotográficas, representação fotográfica, ficções.

Resumen

Neste texto, retoma-se a questão das realidades (e não realidade) e ficções que se acham diluídas na trama das representações fotográficas pela abordagem dos fundamentos que têm permeado estudos sobre a natureza da fotografia, em especial os processos de criação/construção de realidades e de ficções (verossímeis), que envolvem a produção e a  recepção das imagens e, também, os seus usos e aplicações. Via revisão bibliográfica, o objetivo é demonstrar que os fundamentos propostos ao longo de anos independem das tecnologias fotográficas e que a criação de realidades e ficções é inerente às representações fotográficas e ocorre tanto nas diferentes etapas de sua produção, como na sua recepção e, naturalmente, nos seus  múltiplos usos e aplicações.

 

Biografía del autor/a

Boris Kossoy, ECA-USP

Fotógrafo, teórico e historiador da fotografia é arquiteto de formação, mestre e doutor pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, livre-docente e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professor sênior do programa de pós-graduação da mesma instituição e autor de Hercule Florence, a descoberta isolada da fotografia no Brasil; Fotografia e História; Realidades e Ficções na Trama Fotográfica, Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro; O Encanto de Narciso, entre outras obras.

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Kossoy, B. (2021). FOTOGRAFIA E HISTÓRIA: AS TRAMAS DA REPRESENTAÇÃO FOTOGRÁFICA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 70. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p9-35