APARELHO IDEOLÓGICO DE ESTADO E VIOLÊNCIA O CASO PARTICULAR DOS ANTIGOS LEPROSÁRIOS

Autores/as

  • Ivan Ducatti

Palabras clave:

Estado, violência, materialismo histórico-dialético.

Resumen

O Estado é um poder extra-econômico como agente pontual que garante a propriedade privada dos meios de produção e como elemento cujas funções políticas se dispõem às econômicas. O Estado atua como instrumento operante da organização da economia capitalista. A violência é posta em serviço da situação econômica. O Estado se expande por uma máquina administrativa e se fortalece pela militarização. Como exemplo de máquina administrativa de atuação violenta e aparelho ideológico de Estado, destaca-se o controle estatal, no campo da saúde pública, sobre os hansenianos durante a Era Vargas: antigos leprosários funcionavam para excluir, por uma profilaxia obsoleta.

Biografía del autor/a

Ivan Ducatti

Doutor em História Social pela USP/SP, professor de história da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura do Município de Niterói (RJ)

Cómo citar

Ducatti, I. (2011). APARELHO IDEOLÓGICO DE ESTADO E VIOLÊNCIA O CASO PARTICULAR DOS ANTIGOS LEPROSÁRIOS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 38. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/5237