Educando a criança anormal

O tratamento da idiotia segundo Fernandes Figueira e Bourneville. Um estudo sobre o intercâmbio franco-brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p120-147

Palabras clave:

Fernandes Figueira, Désiré-Magloire Bourneville, Idiotia, Pavilhão Bourneville, tratamento médico-pedagógico

Resumen

O presente artigo discorre sobre o intercâmbio franco-brasileira acerca da educação da criança idiota e foca em duas figuras chaves desta rede: Désiré-Magloire Bourneville, chefe da seção infantil do hospital francês de Bicêtre, e o Antônio Fernandes Figueira, diretor da primeira ala dedicada ao tratamento psiquiátrico infantil no Brasil, o Pavilhão Bourneville. O artigo busca entender a mudança na interpretação da idiotia encabeçada por psiquiatras franceses, que passaram a compreender a doença como recuperável através da educação. Em seguida, analisamos a apropriação desta tese no Brasil a partir das convergências e divergências entre Figueira e Bourneville quanto ao tratamento da idiotia. Por fim, almeja-se compreender a agência dos médicos brasileiros no reordenamento do conhecimento francês, demonstrando em que medida a resposta social à doença foi única no Brasil. Diferentemente do caso francês, no Brasil republicano o tratamento da idiotia se associou ao projeto de redenção nacional através do sanitarismo e higienismo.  

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Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Roma, G., Sanglard, G. P., & Muñoz, P. F. N. de. (2022). Educando a criança anormal: O tratamento da idiotia segundo Fernandes Figueira e Bourneville. Um estudo sobre o intercâmbio franco-brasileiro. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 75, 120–147. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p120-147

Número

Sección

Artigos Dossiê