PATRIMÔNIO DA AMÉRICA: GLAUBER ROCHA, TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA E AS MEMÓRIAS EM IMAGEM E SOM.

Autores/as

  • Fátima Sebastiana Gomes Lisboa

Palabras clave:

Patrimônio Cultural, História, Cinema, Cinema Ibero americano, arquivos fílmicos

Resumen

Os arquivos audiovisuais são “lugares de memória” que conservam acervos pouco explorados pelos estudos históricos. O texto apresenta algumas possibilidades de pesquisas com acervos multimeios. Muitas vezes preservadas em cinematecas, outras vezes em arquivos pessoais, essa documentação variada foi geralmente acumulada, ao longo de anos, por personalidades ligadas à cultura de um país. Nosso texto parte da valorização desses acervos como patrimônio histórico, propondo uma análise prática de documentos em suportes variados. Nosso objetivo é cruzar os estudos da história cultural com estudos de história do cinema, considerando o patrimônio audiovisual como um objeto comum aos dois campos de pesquisa.

Biografía del autor/a

Fátima Sebastiana Gomes Lisboa

Doutora em Etudes sur l'Amérique Latine – IPEALT pela Université de Toulouse II Le Mirail. Pesquisadora da CAPES pós-doutorado, pesquisadora associada ao grupo de estudos sobre artes do espetáculo RIRRA 21, da Université Paul Valéry - Montpellier III. Organizadora, juntamente com CORSEUIL, Anelise /et al./, do livro: Cinema. Lanterna Mágica da história e da Mitologia. Florianópolis: EDUFSC, 2009. Autora de “O cineclubismo no Brasil: ideias sobre o projeto civilizador do movimento francês no Brasil e na Argentina (1940-1970)”. In CAPELATO, Maria Helena, MORETTIN, E., NAPOLITANO, M. & SALIBA, Elias T. História e cinema. São Paulo: Alameda. 2007.

Cómo citar

Lisboa, F. S. G. (2011). PATRIMÔNIO DA AMÉRICA: GLAUBER ROCHA, TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA E AS MEMÓRIAS EM IMAGEM E SOM. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6128