O SERTÃO DE PIERRE VERGER

Autores/as

  • Antônio Fernando de Araújo Sá

Palabras clave:

representação fotográfica, Canudos, Pierre Verger, cultura sertaneja

Resumen

O artigo resgata a categoria sertão a partir das reportagens fotográficas produzidas por Pierre Verger com sua Rolleiflex, entre os anos de 1940 e 1950, para a revista O Cruzeiro. Recupera-se o diálogo que Verger estabeleceu na época com pesquisadores que buscavam refletir sobre o sertão nordestino, como Alfred Métroux, Roger Bastide ou Ben Zimmermam, centrando-se a análise na viagem de Verger à região de Canudos em 1946. Suas fotos documentaram as reportagens de Odorico Tavares sobre Euclides da Cunha; sobre o Reduto de Antônio Conselheiro; sobre Os Sobreviventes; e sobre Monte Santo. Como atos de afeição, suas fotografias buscavam a fusão com a cultura sertaneja, penetrando em outras fendas da memória – vestígios vigorosos marcados, de forma indelével, naqueles sobreviventes e remanescentes da guerra de Canudos.

Biografía del autor/a

Antônio Fernando de Araújo Sá

Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste (UFS/CNPq). http://hpopnet.sites.uol.com.br Editor da Revista Eletrônica Ponta de Lança: História, Memória & Cultura.

Cómo citar

Sá, A. F. de A. (2011). O SERTÃO DE PIERRE VERGER. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6136