Operação USAID
A educação e a Ditadura civil-militar nos relatórios, memorandos e telegramas não ostensivos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (1964-1972)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v80p302-329Palabras clave:
História do Brasil, História da educação, Ditadura civil-militar brasileira, USAIDResumen
Este artigo consiste em compreender a atuação da Agência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacional (USAID) como vetor constitutivo de novas dinâmicas históricas no decurso de transformações estruturais ocorridas no cenário educacional brasileiro durante a ditadura civil-militar. A análise de relatórios, memorandos e telegramas, considerados documentos-monumentos (LE GOFF, 1990), enseja situar a agência numa latitude diversa daquelas consagradas pela historiografia crítica e pela “versão oficial”. Esse corpus inédito, portanto, posiciona a USAID como testemunha-chave – (Ginzburg, 2002) – da condição de autor do estado brasileiro dos efeitos ulteriores diretos, indiretos e difusos que se compatibilizam com um legado deletério ao Brasil.
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