Publicidade oficial, patriotismo alusivo

Filmetes da Aerp nos 150 anos da Independência do Brasil (1972)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v79p203-232

Palabras clave:

Aerp, audiovisual, publicidade, patriotismo, Sesquicentenário

Resumen

A ditadura brasileira foi “vendida” como um “produto” palatável. O artigo analisa um conjunto de filmetes de um minuto produzidos pela Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp), órgão de propaganda criado pelo regime em 1968. O recorte temático é o Sesquicentenário da Independência do Brasil, comemorado em 1972. O objetivo é examinar como a Aerp forjou um patriotismo alusivo, edulcorado, usando técnicas publicitárias e contratando produtoras e agências do mercado criativo. O método vem do campo História e Audiovisual, articulando análise fílmica e fontes extrafílmicas sobre as instâncias de arquivamento, produção e circulação dos filmetes. Conclui-se que os negócios entre Aerp e setor criativo privado promoveram uma passagem da propaganda oficial (dos velhos cinejornais) para a publicidade oficial (afinada com o desenvolvimentismo autoritário).

Biografía del autor/a

Fernando Seliprandy, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorado com bolsa Fapesp (processo n. 2021/07062-8) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com projeto sobre o audiovisual nos 150 anos da Independência do Brasil, em 1972. Doutorado e mestrado em História Social pela USP, pesquisando as relações entre história, memória e cinema nas representações das ditaduras do Brasil e do Cone Sul. Atuou como professor contratado de Teoria da História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1 sem. 2022); professor substituto no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2019-2020); e pesquisador bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2021). Autor do livro 'A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória' (2015), entre outros capítulos de livro e artigos acadêmicos em revistas nacionais e internacionais. Foi 'Visiting student' no Centro di studi interdisciplinare su memorie e traumi culturali (TraMe), Universidade de Bolonha (Unibo), Itália (out. 2016 a mar. 2017). Fez estágio de pesquisa no Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre Cine (CIyNE), Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina (set. a nov. 2014). É membro do grupo de pesquisa CNPq 'História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação' e da Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano (RICiLA).

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Seliprandy, F. (2024). Publicidade oficial, patriotismo alusivo: Filmetes da Aerp nos 150 anos da Independência do Brasil (1972). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 79, 203–232. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v79p203-232