O SERTÃO ILUMINADO: O CINE-SERTÃO DE ROSEMBERG CARIRY
Palabras clave:
História do Brasil, cinema brasileiro, sertão brasileiro, rebeldia, Rosemberg CariryResumen
A partir da análise dos três primeiros filmes de longa metragem do cineasta cearense Rosemberg Cariry, buscou-se, aqui, perceber qual imagem de sertanejo e sertão é posta na tela de cinema. Divergindo da interpretação que o considera atávico e inerte, guiado pelas determinações do meio, a obra deste diretor tenta mostrar que, fazendo uso de tradições que se renovam, os sertanejos de sua trama fílmica tornam os símbolos que os emolduram como bárbaros em gritos de rebeldia. Assim, localizado em seu tempo, o cinema de Rosemberg Cariry atua, sobretudo, veiculando a arte neste processo de transformação.Descargas
Cómo citar
Regis, I. L. M. (2012). O SERTÃO ILUMINADO: O CINE-SERTÃO DE ROSEMBERG CARIRY. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 29(02). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/9981
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2012 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.