O SERTÃO ILUMINADO: O CINE-SERTÃO DE ROSEMBERG CARIRY
Mots-clés :
História do Brasil, cinema brasileiro, sertão brasileiro, rebeldia, Rosemberg CariryRésumé
A partir da análise dos três primeiros filmes de longa metragem do cineasta cearense Rosemberg Cariry, buscou-se, aqui, perceber qual imagem de sertanejo e sertão é posta na tela de cinema. Divergindo da interpretação que o considera atávico e inerte, guiado pelas determinações do meio, a obra deste diretor tenta mostrar que, fazendo uso de tradições que se renovam, os sertanejos de sua trama fílmica tornam os símbolos que os emolduram como bárbaros em gritos de rebeldia. Assim, localizado em seu tempo, o cinema de Rosemberg Cariry atua, sobretudo, veiculando a arte neste processo de transformação.Téléchargements
Comment citer
Regis, I. L. M. (2012). O SERTÃO ILUMINADO: O CINE-SERTÃO DE ROSEMBERG CARIRY. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 29(02). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/9981
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2012
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.