ARTICULAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EDUCAÇÃO AOS PAÍSES LATINOS: EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL-ANOS CINQÜENTA
Résumé
Discutimos a criação da Campanha Nacional de Educação Rural em 1952, resultante da combinação de fatores internos e externos ao Brasil, que viabilizaram a implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico do meio rural, tendo por base a educação. Nesses anos, firmaram-se acordos entre os EUA e países latinos a fim de assegurar desenvolvimento econômico profícuo aos países mais pobres e mantê-los sob hegemonia política, econômica e ideológica. Analisamos como a Campanha se desenvolveu alinhada àqueles suportes filosóficos e ideológicos, via educação formal e informal nas escolas e no cotidiano rural, e como o conjunto dessas ações contribuiu para a construção de um homem disciplinado, com novas atitudes, asséptico da sujeira, das doenças e também do patrimônio cultural, para atender aos requisitos da modernização.Téléchargements
Publiée
2009-12-08
Comment citer
Barreiro, I. M. de F. (2009). ARTICULAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EDUCAÇÃO AOS PAÍSES LATINOS: EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL-ANOS CINQÜENTA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 32(1). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2420
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2009
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.