RELIGIÕES, LAICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS CULTURAIS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p285-314Mots-clés :
Religiões, Currículo, Cultura e EducaçãoRésumé
Há décadas os debates sobre a História das Religiões têm ocupado espaços em diversos ambientes. No entanto, as discussões na educação básica ainda são vivenciadas de modo periférico ou com ênfase em doutrinas específicas. Neste artigo, analisamos as propostas para a inserção das discussões sobre as religiões no ensino de História, especialmente, como temática que colabora para a construção das alteridades, a formação da cidadania e o combate às intolerâncias. A partir da História Cultural, apresentamos propostas para que os debates em sala de aula valorizem a historicidade e as representações culturais, com a promoção de um debate plural. Neste sentido, concluímos que a inserção desta temática na educação básica é fundamental para a formação dos cidadãos.Téléchargements
Publiée
2020-05-07
Comment citer
Moura, C. A. S. de, & Uzun, J. R. C. (2020). RELIGIÕES, LAICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS CULTURAIS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 67. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p285-314
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.