Levantou-se o véu nos caminhos historiográficos

Biografias de mulheres educadoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p313-344

Palabras clave:

Historiografia da educação, Biografias históricas, Mulheres educadoras, Levantamento bibliográfico

Resumen

O levantamento bibliográfico se caracteriza como importante exercício metodológico, para se obter informações profícuas no que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisas. Por meio dessa precaução, com destaque para a procura em repositórios digitais, é possível aproximar-se de fontes e temáticas, bem como identificar lacunas, conduzir posteriores trabalhos e explanar sobre caminhos historiográficos. Objetiva-se apresentar as vozes femininas em pesquisas brasileiras, a fim de confirmar a hipótese de que mulheres estão biografando outras mulheres, em dissertações e teses, e assim, marcando significativamente a historiografia, sobretudo a educacional. Conclui-se que histórias de educadoras ocupam um protagonismo nos exercícios biográficos elaborados por mulheres pesquisadoras.

Biografía del autor/a

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, do Departamento de Teoria e Fundamentos na área de História da Educação (TEF-FE/UnB). Doutora em Educação (2023) e Mestra em Educação (2018) pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-FE/UFG). Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH-Goiás. (Biênios: 2020/2022; 2022/2024 e 2024/2026). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2011). Especialista em História Cultural: Imaginários, Identidades e Narrativas (PPGH-FH/UFG). Especialista em Educação e Tecnologias - Habilitação: Docência na Educação a Distância na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História da Universidade Federal de São Paulo (GEPICH/UNIFESP) e do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília (GRUPHE/UnB). Atuação como Coordenadora Pedagógica e Professora no curso de Pedagogia em redes de ensino superior privadas. Atuação como Professora; Coordenadora Pedagógica e Apoio Técnico Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2011-2024). Associada individual das entidades: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; ANPUH - Associação Nacional de História; SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação; ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização. Pesquisadora das temáticas: História da Educação brasileira; Biografias históricas; História das Mulheres; Impressos Escolares; História e Literatura; Ensino de História para crianças; Historiografia educacional. Contatos: ana.dias@unb.br ou profa.anaraquel@gmail.com

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Publicado

2025-09-10

Cómo citar

Dias, A. R. C. (2025). Levantou-se o véu nos caminhos historiográficos: Biografias de mulheres educadoras. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 83, 313–344. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p313-344

Número

Sección

Artigos Dossiê