ARTE E EXPERIMENTAÇÃO SOCIAL: O TEATRO DE COMBATE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Mots-clés :
engajamento, grupos de teatro, formas de produção, dramaturgiaRésumé
Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, levando em consideração tanto os grupos de teatro do pós-1964 como os dramaturgos que, como figuras políticas, intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem e a crítica do existente, mas também a crítica do modo de sua inserção no modo de produção capitalista e, portanto, a crítica da forma e do conteúdo de sua própria atividade.Téléchargements
Publiée
2012-04-10
Comment citer
Paranhos, K. R. (2012). ARTE E EXPERIMENTAÇÃO SOCIAL: O TEATRO DE COMBATE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7963
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2012
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.