O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú NO AMAPÁ
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p177-217Palavras-chave:
Ensino Religioso, Escola José Bonifácio, Prática Pedagógica. Educação Quilombola. AmapáResumo
Analisando como o Ensino Religioso é vivenciado na Escola José Bonifácio, localizada na Comunidade do Cria-ú, no estado do Amapá, este artigo procura problematizar a prática pedagógica da disciplina supracitada no contexto de uma comunidade quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e que tem por método o estudo de caso etnográfico. Os colaboradores foram os docentes do 1º ao 5º e 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a prática com o Ensino Religioso é de caráter confessional onde se prioriza a cosmovisão cristã, não contemplando as especificidades culturais e religiosas da comunidade local.Downloads
Publicado
2020-05-07
Como Citar
Bezerra, M. de J. P. dos S., Videira, P. L., & Custódio, E. S. (2020). O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú NO AMAPÁ. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 67. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p177-217
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