O Romance Caim e o debate teológico contemporâneo

Autores

  • Marcio Luiz Fernandes Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e no Studium Theologicum de Curitiba.
  • Darleyson de Carvalho Professor de Filosofia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Professor de Teologia na Faculdade de Administração Ciências Educação e Letras.

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v6n11p198-237

Palavras-chave:

Teologia, Literatura, Caim, Saramago, Ricoeur.

Resumo

A análise teológica do romance Caim, de autoria do romancista José Saramago, é o objeto de pesquisa do presente estudo. O artigo procura expor uma fundamentação teórico-metodológica plausível ao diálogo entre literatura e teologia, analisar as provocações presentes no romance e aprofundar as críticas do luso escritor de modo a ressignificar o discurso religioso. A fim de se alcançar as metas propostas a fundamentação do trabalho é realizada a partir da teoria da metáfora e da atividade mimética proposta pelo filósofo Paul Ricoeur. A metáfora não é apenas um ornamento do discurso, antes tem a capacidade de inventar, criar novos significados e novas possibilidades de se conhecer a realidade. O conceito de metáfora aplica-se à literatura relacionando-se ao conceito de mímesis que, para Ricoeur, é percebido em uma ação tripartida: prefiguração, configuração e refiguração. A primeira se refere ao mundo da ação (referência da composição narrativa). A segunda é a transformação da ação em história. A terceira é o ato de ler que permite encontrar significações para a própria existência do leitor.  Nesse sentido, o texto literário traz categorias representativas do ser humano, desafiando-o a perceber novas possibilidades de ser no mundo da vida.

Biografia do Autor

Marcio Luiz Fernandes, Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e no Studium Theologicum de Curitiba.

Professor adjunto no Programa de Pós Graduação em Teologia da Pontificia Universidade Catolica PR e pós-doutor (2013) em Psicologia pela Universidade de São Paulo . Possui graduação em Teologia - Studium Theologicum (1997), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Teologia Fundamental especialização em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Lateranense (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente ê professor na PUCPR e no Studium Theologicum de Curitiba. Tem experiência na área da Teologia Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: análise fenomenológica com ênfase na figura de Edith Stein, interfaces teologia e psicologia, história e memoria, teologia e arte, imigração italiana, questões de método em teologia. Professor visitante da USP no Instituto de Psicologia

Darleyson de Carvalho, Professor de Filosofia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Professor de Teologia na Faculdade de Administração Ciências Educação e Letras.

Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2010), graduado em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (Filosofia) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014) e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014).

Referências

ALES BELLO, Angela. Fenomenologia e Ciências Humanas. Bauru: Edusc, 2004.

BERMAN, Marshall. Tudo que é Sólido Desmancha no Ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

DENECH, Fabiano Dörr. O Homem Suspenso, de João de Melo: da Condição Histórica à Consciência Histórica.Porto Alegre: 2006. 96p. Dissertação (Mestrado em Literaturas), Universidade Federal do Rio Grandedo Sul, 2006.

DUTRA, Robson Lacerda. In nomini hominis. E-scrita, v. 1, n.1, p. 42 – 51, jan/abr.

LEEUW, Gerardus Van der. La Religion Dans son Essence et ses Manifestations.

Revista Abordagem Gestáltica, São Paulo, XV, p. 179- 183, jul/dez, 2009.

MACHADO, Janer Cristina. Viajando a Margem da História: os sentidos do tempo em Caim de José Saramago. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

MONDIN, Batista. O Homem: quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica. São

Paulo: Paulinas, 1980b.

RICOEUR, Paul.A Metáfora Viva.São Paulo: Loyola, 2000.

_____. Interpretação e Ideologias.Rio de Janeiro: F. Alves, 1988ª.

_____. O Mal: um desafio à filosofia e à teologia. Campinas: Papirus, 1988b.

_____. Teoria da Interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa:

Edições 70, 2011.

_____.Tempo e Narrativa I: a intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins

Fontes, 2010a.

_____. Tempo e Narrativa II: a configuração do tempo na narrativa de ficção. São

Paulo: Martins Fontes, 2010b.

_____. Tempo e Narrativa III: o tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2010c.

ROBLES, Martha. Mulheres, Mitos e Deusas: o feminino através dos tempos. São

Paulo: Aleph, 2006.

SANTOS, Reginaldo José Junior. A Plausibilidade da Interpretação da Religião pela Literatura: uma Proposta fundamentada em Paul Ricouer e Mikhail Bakhtin exemplificada com José Saramago. São Bernardo do Campo: 2008. 205p. Tese (Doutorado em Ciências da Religião), Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, UMESP, 2008.

SARAMAGO, José. Caim.São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

_____. De como a personagem foi mestre e o autor seu aprendiz. Alfragide:

Caminho, 1999.

_____.O autor como narrador. CULT- Revista Brasileira de Literatura,n.º 17.São Paulo: Lemos Editorial, dez-98.

SILVA, Jefferson. Narrativa e Sentido da Vida: uma Aproximação entre Viktor Frankl e Paul Ricoeur.São Paulo:2011. 125p. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade São Judas Tadeu, 2011.

TILLICH, Paul. A Coragem de Ser. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Fernandes, M. L., & de Carvalho, D. (2016). O Romance Caim e o debate teológico contemporâneo. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 6(11), 198–237. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v6n11p198-237