A ideia de poiésis na Teologia Cristã

Autores

  • Alex Villas Boas Professor de Teologia na Escola Dominicana de Teologia (EDT), Instituto de Teologia São Paulo (ITESP) e no Instituto de Teologia João Paulo II em Sorocaba-SP. Professor de Filosofia e Coordenador da Pós-graduação latu sensu em Religião e Cultura no Centro Universitário Assunção UNIFAI. Membro desde a fundação da Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (ALALITE) e editor da Revista Brasileira de Literaturas e Teologias Teoliterária.

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v2n4p264-290

Resumo

O que acontece metodologicamente entre a Teologia Neotestamentária e Veterotestamentária volta a se repetir com a passagem para o mundo grego, em que há uma continuidade e uma descontinuidade. A exigência do diálogo com a filosofia grega acaba por transpor a poiésis em logos, não sendo contudo uma sobreposição, mas antes uma justaposição em que ora caminham em paralelo, ora se integram. Há uma teologia patrística filosófica e uma teologia patrística poética. A ideia de poiesis aqui trabalhada será extraída do pensamento de Clemente de Alexandria e Gregório de Nazianzo.

Biografia do Autor

Alex Villas Boas, Professor de Teologia na Escola Dominicana de Teologia (EDT), Instituto de Teologia São Paulo (ITESP) e no Instituto de Teologia João Paulo II em Sorocaba-SP. Professor de Filosofia e Coordenador da Pós-graduação latu sensu em Religião e Cultura no Centro Universitário Assunção UNIFAI. Membro desde a fundação da Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (ALALITE) e editor da Revista Brasileira de Literaturas e Teologias Teoliterária.

Concluindo o doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde atua como professor convidado. Mestre em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP), Bacharel em Teologia pelo Instituto de Teologia João Paulo II (2005). Membro Pesquisador do Grupo de Estudos em Literatura, Religião e Teologia (LERTE-PUC-SP), do Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de São Paulo (CEMOrOc-USP). Membro e Coordenador do GT de Religião, Arte e Literatura da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Professor de Teologia na Escola Dominicana de Teologia (EDT), Instituto de Teologia São Paulo (ITESP) e no Instituto de Teologia João Paulo II em Sorocaba-SP. Professor de Filosofia e Coordenador da Pós-graduação latu sensu em Religião e Cultura no Centro Universitário Assunção UNIFAI. Membro desde a fundação da Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (ALALITE) e editor da Revista Brasileira de Literaturas e Teologias Teoliterária.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Como Citar

Villas Boas, A. (2012). A ideia de poiésis na Teologia Cristã. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 2(4), 264–290. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v2n4p264-290