MURALHAS RELIGIOSAS DENTRO DO SEMINÁRIO CATÓLICO: Homoafetividade e religião na obra Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p222-249Palavras-chave:
Religião. Romance. Literatura homoafetiva.Resumo
Os desejos homossexuais, segundo uma leitura pessimista, não seriam “naturais” e, por isso, seriam passíveis de condenação, cura ou repressão. Por outro lado, a literatura romanesca moderna que trata dessas sensibilidades afetivas abriu um novo espaço além da literatura sagrada do cristianismo, tornando-se uma forma de compreender a religião repressora e a expressão das liberdades das minorias, alcançadas no contexto das lutas sociais travadas na democracia presente no Mundo Ocidental. Nesse sentido, a temática homoafetiva na literatura romanesca de língua portuguesa ainda é incomum, mas possui uma história centenária. Mas, o objeto deste artigo é propor a pergunta sobre o estatuto do desejo homoafetivo em romances do século XX cujo pano-de-fundo seja religioso. Por isso, analisou-se o romance Em Nome do Desejo, de João Silvério Trevisan – autor brasileiro pouco conhecido, diretor e roteirista de cinema, tradutor e jornalista – cuja trama central se passa em um seminário da Igreja Católica figurando o amor entre dois seminaristas. Utilizando de métodos de análise literária e do discurso, e acenando para a teologia, apresentaremos as tramas do romance, a força da repressão eclesiástica e a imposição dos dogmas. O resultado destaca a importância desse romance, apesar da tragédia, como espaço de enfrentamento das violências religiosas sobre o desejo – e sua internalização – e da abertura para a experiência do desejo-amor que conduz os dois seminaristas pelos além “vales da sombra da morte”, ou seja, as liturgias monótonas, os sermões, agressivos, o cinismo moral, as censuras e as pressões eclesiásticas.
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