MURALHAS RELIGIOSAS DENTRO DO SEMINÁRIO CATÓLICO: Homoafetividade e religião na obra Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p222-249

Palavras-chave:

Religião. Romance. Literatura homoafetiva.

Resumo

Os desejos homossexuais, segundo uma leitura pessimista, não seriam “naturais” e, por isso, seriam passíveis de condenação, cura ou repressão. Por outro lado, a literatura romanesca moderna que trata dessas sensibilidades afetivas abriu um novo espaço além da literatura sagrada do cristianismo, tornando-se uma forma de compreender a religião repressora e a expressão das liberdades das minorias, alcançadas no contexto das lutas sociais travadas na democracia presente no Mundo Ocidental. Nesse sentido, a temática homoafetiva na literatura romanesca de língua portuguesa ainda é incomum, mas possui uma história centenária. Mas, o objeto deste artigo é propor a pergunta sobre o estatuto do desejo homoafetivo em romances do século XX cujo pano-de-fundo seja religioso. Por isso, analisou-se o romance Em Nome do Desejo, de João Silvério Trevisan – autor brasileiro pouco conhecido, diretor e roteirista de cinema, tradutor e jornalista – cuja trama central se passa em um seminário da Igreja Católica figurando o amor entre dois seminaristas. Utilizando de métodos de análise literária e do discurso, e acenando para a teologia, apresentaremos as tramas do romance, a força da repressão eclesiástica e a imposição dos dogmas. O resultado destaca a importância desse romance, apesar da tragédia, como espaço de enfrentamento das violências religiosas sobre o desejo – e sua internalização – e da abertura para a experiência do desejo-amor que conduz os dois seminaristas pelos além “vales da sombra da morte”, ou seja, as liturgias monótonas, os sermões, agressivos, o cinismo moral, as censuras e as pressões eclesiásticas.

Biografia do Autor

Emerson José Sena Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciência da Religião. Antropólogo. Professor no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR-UFJF).

Joel Cardoso da Silva, UFPA

Pós-Doutor em Artes (Literatura & Cinema). Doutor em Letras (Literatura Brasileira e Intersemiótica). Mestre em Letras: Teoria da Literatura. Graduado em Letras Modernas, Pedagogia e Direito. Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) nos cursos de Graduação e Pós (Mestrado e Doutorado em Artes) e Diretor Ajunto do Instituto de Ciências das Artes-UFPA. E-mail: <joelcardosos@uol.com.br>

Referências

ANDRADE, Mário de. Contos Novos. São Paulo: Klick, 1997.

BARTHES, Roland. Aula. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

BUSIN, Valéria Melki. Homossexualidade, religião e gênero: a influência do catolicismo na construção da auto-imagem de gays e lésbicas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil, 2008.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CANTARELA, Antônio. A Pesquisa em Teopoética no Brasil. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 36, p. 1246, out./dez. 2014.

CROMPTON, Louis. Gay genocide: from Leviticus to Hitler. In: CREW, Louie (Ed.).

The gay academic. Palm Springs: ETC Publications, 1978.

FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2007.

GESCHÉ, Adolphe. O sentido. São Paulo: Paulinas, 2005.

HEILBORN, Maria Luiza. Ser ou estar homossexual: dilemas de construção de identidade social. In: PARKER, Rochar; BARBOSA, Regina M. (Orgs.). Sexualidades Brasileiras. Rio de Janeiro: Relume Dumará, ABIA, IMS, UERJ, p. 136-145, 1996.

NUNES, Clarice. História da Educação: Espaço do Desejo. Revista Em Aberto. Dossiê Contribuições das ciências humanas para a educação: a história. Vol. 9 nº 47, 1990. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/208>. Acesso em: 10 out. 2017.

QUIROGA, José. Prólogo. Impudor y luminosidad: homosexualidad y literatura. In:

BALDERSTON, Daniel. El deseo, enorme cicatriz luminosa. Ensayos sobre homosexualidades latinoamericanas. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, p. 11-15, 2004.

TREVISAN, João Silvério. Em Nome do Desejo. São Paulo: Record, 1982.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. São Paulo: Editora Max Limonad, 1986.

TREVISAN, João Silvério. O livro do avesso. São Paulo: Ars Poética, 1992.

TREVISAN, João Silvério. Seis balas num buraco só: a crise do masculino. Rio de Janeiro: Record, 1998.

VENTURELLI, Paulo. Um pequeno mundo flutuante: literatura e homoerotismo em circuito fechado - Adolfo Caminha e Silviano Santiago. Tese. (Doutorado em Literatura Brasileira). São Paulo: Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2001.

VENTURELLI, Paulo. A carne embriaga: uma leitura em torno de João Silvério Trevisan. Dissertação. (Mestrado em Letras). Londrina: Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, 1993.

Downloads

Publicado

2018-07-14

Como Citar

Silveira, E. J. S., & da Silva, J. C. (2018). MURALHAS RELIGIOSAS DENTRO DO SEMINÁRIO CATÓLICO: Homoafetividade e religião na obra Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 8(15), 222–249. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p222-249