FORMAÇÃO DE “MISSIONÁRIOS PROFETAS”: A CENTRALIDADE DAS NARRATIVAS NO MÉTODO DE FORMAÇÃO DAS EFM DO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p65-91Resumo
Entre as diversas formas de desenvolvimento do processo de evangelização, encontra-se a formação, tema continuamente importante e pertinente. Nesse sentido, apresentamos no presente artigo a primeira parte de nossa pesquisa de pós-doutorado, para a qual utilizamos não somente os referenciais teóricos, mas – e sobretudo – elementos de entrevistas realizadas com participantes desse processo de formação. Para tanto, centramo-nos na análise do processo de formação de leigos missionários no Nordeste do Brasil, no projeto das Escolas de Formação Missionária, fundadas por José Comblin. Como estruturação do texto, partimos da história da construção das escolas, da análise teológica-contextual, para finalmente entrarmos na análise de sua metodologia e da centralidade das narrativas nesse processo, que demonstra a compreensão que José Comblin tinha do “fazer teológico”, dada pela prioridade de fazer cumprir “o papel social da teologia”, isto é, fazer-se entender por seus destinatários a partir de seus referenciais. Para a análise dos elementos narrativos, associamos o instrumental de Paul Ricœur, principalmente no que tange à compreensão das narrativas proféticas.
Palavras-chave: José Comblin, método, narrativas, leigos, formação, profecia
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ENTREVISTAS
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