ONDE TEOLOGIA E POESIA DIALOGAM, VERDADE E BELEZA SE ABRAÇAM CELEBRANDO JUSTIÇA E PAZ: Teopoiésis e profecia na vida de Dom Helder Camara

Autores

  • Raquel Cavalcante Cabral PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2019v9n17p359-376

Palavras-chave:

Teologia, Poesia, Profecia, Dom Helder

Resumo

Investiga-se, na vida e profecia de Dom Helder Câmara, o papel da arte poética como forma privilegiada de expressão dos valores que ele viveu e anunciou. Sua opção pessoal de seguimento a Jesus Cristo na luta pela paz e pela justiça universal fizeram com que sua existência se tornasse a mais eloquente crítica a todas as instâncias que ferem a dignidade da vida humana, apontando para o sentido ultimo da existência. Como base teórica norteadora da pesquisa estará o apoio da compreensão de teopoiesis aportada por Villas Boas como uma das possibilidades de aproximação hermenêutica atual para a teologia. A categoria da poiésis, como expressão do pensamento, tem se levantado na contemporaneidade como forte reação às cosmovisões tecnicistas que instrumentalizam o ser humano em função de sistemas desumanizantes que visam lucro e poder. A poética acorda as sensibilidades mais profundas e faz aflorar a pergunta por sentido latente no ser humano a que o cristianismo responde com um conjunto de valores anunciados como Boa Notícia de Saúde e Libertação. Por meio da análise da veia poética helderiana buscam-se o alinhamento entre os temas pertinentes de sua trajetória de vida e a mensagem contida especialmente na obra “Sinfonia dos dois mundos”. A pesquisa pode contribuir com o diálogo interdisciplinar sobre o valor e a adequação da linguagem simbólica para abordar o transcendente que confere sentido à vida e à dignidade do ser humano.

 

Biografia do Autor

Raquel Cavalcante Cabral, PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Teologia pela Pontificia Universitá Urbaniana (2003), Mestra em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2007) e doutoranda da PUCPR Curitiba. É professora de algumas disciplinas de Teologia Dogmática/Sistemática da PUCPR desde 2012 e Coordenadora das Escolas Teológicas para Leigos da Arquidiocese de Londrina desde 2014.

Referências

ÁVILA, Fernando Bastos. Dom Helder Camara. Em: BINGIMER, Maria Clara e YUNES, Eliana (Orgs.) Profetas e Profecias numa visão interdisciplinar e contemporânea. São Paulo: Editora Loyola, 2002, p. 58 – 61.

BEOZZO, José Oscar. O Dom e eu: Dom Helder câmara e o Concílio Vaticano II. In Instituto Dom Helder Camara – Postagem do Blog em 10 de setembro de 2015. <http://institutodomhelder.blogspot.com/2015/09/o-dom-e-eu-dom-helder-camara-e-o.html> Consulta em: 01 de julho de 2018.

BROUCKER, José. The conversions of a Bishop. Great Britain: Collins, 1979.

CAMARA, Helder e KAELIN, Pierre. A Sinfonia dos dois mundos. Edição Privada: 1979. Disponível no acervo da casa Museu do Instituto Dom Helder Camara, Recife-PE.

CAMARA, Helder. O Deserto é fértil. Roteiro para as minorias abrâmicas. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 13ª edição, simples 1985.

KATEN, Nelmo Roche Tem. Uma vida para os pobres: espiritualidade de D. Helder Camara. São Paulo: Editora Loyola, 1991.

LINHARES, J. O homem é o evento de uma autocomunicação de Deus, absoluta, livre, gratuita e que perdoa. Abordagem do núcleo da existência cristã no primeiro Rahner. Tese (doutorado) – Belo Horizonte. Faculdade Jesuita - FAJE, 2012.

RAMPON, Ivanir Antônio. O Caminho Espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Editora Paulinas, 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-05-13

Como Citar

Cabral, R. C. (2019). ONDE TEOLOGIA E POESIA DIALOGAM, VERDADE E BELEZA SE ABRAÇAM CELEBRANDO JUSTIÇA E PAZ: Teopoiésis e profecia na vida de Dom Helder Camara. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 9(17), 359–376. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2019v9n17p359-376