O som secular da religião: elementos religiosos na linguagem aberta e estética da prosa-poética musical buarqueana

Autores

  • Ronaldo Cavalcante Faculdade UNIDA de Vitória.

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n16p322-347

Palavras-chave:

Chico Buarque, Umberto Eco, estética, obra aberta, linguagem religiosa,

Resumo

A obra musical de Chico Buarque vem sendo estudada durante as últimas décadas. Ela constitui um retrato do Brasil desde os anos 60 e continua atual, ainda que aborde temáticas não necessariamente políticas e de protesto. O seu valor estético é incomensurável. Não apenas pelo uso do nosso vocabulário esquecido, explorando suas filigranas, mas principalmente pela forma como tal vocabulário está utilizado, pelo mosaico que ele forma, possibilitando leituras as mais diversas possíveis – trata-se de uma obra aberta, na qual os limites entre o real e o ficcional são tênues. Nesse particular, o instrumental hermenêutico-semiótico e filosófico de Umberto Eco torna-se por demais útil para decifrar e compreender seus enigmas, que abrangem aspectos de intertextualidade literária, biográficos, políticos, de relacionamentos pessoais, de ética social e também religiosos na descrição do imaginário brasileiro, recorte que aqui escolhemos como fator de delimitação.

Biografia do Autor

Ronaldo Cavalcante, Faculdade UNIDA de Vitória.

Doutor em Teologia Dogmática pela Universidad Pontificia de Salamanca-ES (1999); Pós-doutor em Teologia Pública pela Faculdades EST de São Leopoldo-RS (2009) e em Teologia Protestante pelo PTS – Princeton Theological Seminary-NJ-USA (2016). É professor titular na Faculdade Unida de Vitória desde 2012, lecionando as disciplina, Religião e Esfera Pública e Pluralismo e Diversidade.

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Cavalcante, R. (2018). O som secular da religião: elementos religiosos na linguagem aberta e estética da prosa-poética musical buarqueana. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 8(16), 322–347. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n16p322-347