A ausente presença
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v21p518-538Palavras-chave:
Representações de Deus, gnosticismo, Hilda HilstResumo
O artigo se propõe como um exercício interpretativo do livro Poemas malditos, gozosos e devotos (PMGD), de Hilda Hilst, poeta brasileira cuja obra é marcada por um desejo de “pensar a Deus”. Pensar o Deus pensado por Hilda Hilst pode ser uma chave de leitura rentável para aquele que se interessa pela relação entre literatura e teologia, não apenas na autora, e nessa perspectiva o livro de poemas em análise é fonte privilegiada para tanto visto que seja, em todos os seus 21 poemas, apóstrofes dirigidas a um Deus ausente cuja presença ansiada se demora como a de um amante voluntarioso. Por outro lado, é também nessa obra queencontramos de forma mais bem-acabada uma imago Dei que comparece de forma multifacetada em boa parte da lírica e da prosa hilstiana, o que faz desse um livro idiossincrático também para aqueles que desejam conhecer a complexa escrita hisltiana.
Referências
ARIELLO, Flávia. Considerações Sobre o Mal. O Anticristo de Lars Von Trier. Teodicéia e Gnosticismo. São Paulo: Fonte, 2015.
BATAILLE, Georges. O erotismo. São Paulo: Arx, 2004.
BOFF, Leonardo. Mestre Eckhart: a mística de ser e não ter. Petrópolis: Vozes, 1983.
DICIONÁRIO DE MÍSTICA. Dirigido por L. Boniello; E. Caruna; M. R. del Genio; N. Sulfi. São Paulo: Paulus; Edições Loyola, 2003. Verbete Gnosticismo/Gnose.
FIORILLO, Marília. Apontamentos sobre o enigma gnóstico. Rever, março de 2008, p. 119-141.
HISLT, Hilda. Poemas malditos, gozosos e devotos. São Paulo: Globo, 2005.
JONAS, Hans. La religion gnóstica: el mensaje del Dios Extraño y los comienzos del. Madri: Siruela, 2003.
OLIVEIRA, Cleide Maria de. Bifrontes valias na lírica de Hilda Hilst. In: Bingemer, Maria Clara; Cabral, Jimmy Sudário. (Org.). Finitude e Mistério: Mística e Literatura. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio & Mauad Editora, 2014, v. 01, p. 216-235.
OLIVEIRA, Cleide Maria de. Incorpóreo é o desejo: o erotismo místico de Hilda Hilst. In: Faustino Teixeira (Org). Mística e Literatura. São Paulo/Juiz de Fora: Fonte Editorial/PPCIR, 2015.
PIOVESAN, Attila de Oliveira. A antinomia da metafísica do banal: a gnóstica Senhora H. Revista Contexto nº 18, 2010/2.
WILLER, Cláudio. Um obscuro encanto. Gnose, gnosticismo e poesia moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.