A teologia ficcional de José Saramago no Ensaio sobre a Cegueira

Autores

  • MARCIO CAPPELLI Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p252-278

Palavras-chave:

José Saramago, Teologia ficcional, Ensaio sobre a Cegueira

Resumo

O artigo procura mostrar como o escritor português José Saramago elabora em seu universo romanesco uma teologia ficcional. Essa característica pode ser verificada em boa parte de seu corpus literário, no entanto, este trabalho se deterá especificamente na obra Ensaio sobre a Cegueira. Mesmo que numa primeira leitura questões teológicas possam parecer não estar explicitamente presentes, através de uma abordagem adequada acredita-se que elas serão realçadas.  Para chegar a essa finalidade, de ver a literatura saramaguiana como espaço de reelaboração teológica, é preciso evidenciar o potencial que o gênero romanesco enquanto ficção possui frente à teologia conceitual. Além disso, é importante desvendar os procedimentos de José Saramago como escritor que no re-uso da linguagem e das imagens religiosas desloca-as para, crítico-criativamente, conferir-lhes sentidos que possibilitam novas compreensões. Desta maneira, a “boa-notícia” saramaguiana tecida nos interstícios do cenário do seu Ensaio, se revelará incontornavelmente como uma possibilidade de pensar, ainda que, por meio de uma ausência divina, uma abertura sempre maior ao outro.

Biografia do Autor

MARCIO CAPPELLI, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em teologia (Puc-Rio); professor no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

CAPPELLI, M. (2019). A teologia ficcional de José Saramago no Ensaio sobre a Cegueira. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 9(19), 252–278. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p252-278