Da krisis à metanoia: a poética do sagrado em Jorge de Lima e Murilo Mendes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p310-330Palavras-chave:
Poesia, Crise, Metanoia, Murilo Mendes, Jorge de Lima.Resumo
Durante as primeiras décadas do século XX, enquanto os valores culturais eram transformados em bens de consumo pela macroestrutura econômica do materialismo industrial, o sujeito se viu mergulhado em uma crise que o esvaziava psíquica e espiritualmente, abalado pela barbárie das guerras, pelo colapso socioeconômico e pela eclosão do nazi fascismo.
Em face dessa perturbadora realidade, o cultivo da poesia moderna se afirmou como uma ação crítica, proporcionando ao sujeito uma experiência de reinvenção do seu lugar no mundo através da linguagem. Efetivamente, o cultivo da poesia assumiu-se como uma experiência e uma ética, de transgressão e resistência contra a lógica industrial e a alienação moral do capital, propiciando ainda uma experiência de transformação espiritual (metanoia) desse mesmo sujeito.
Nesse sentido, este artigo propõe abordar a poesia de tonalidade espiritual em Jorge de Lima e Murilo Mendes, examinando o modo pelo qual suas respectivas poiesis foram movidas essencialmente pela crise do sujeito moderno no início do século XX em dissidência com o mundo civilizado, através da tensão permanente entre a negatividade profana e a espiritualidade cristã, experimentadas ao nível do corpo e no plano da poesia.
Referências
ANDRADE, Fábio de Souza. O engenheiro noturno. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
ARRIGUCCI JR., Davi. O cacto e as ruínas: a poesia entre outras artes. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2000.
BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
_______. Teoria da religião. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BOFF, Leonardo. https://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Para-entender-o-fenomeno-da-crise/34029.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
KIERKEGAARD, Sören Aabye. Diário de um sedutor; Temor e tremor; O desespero humano. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
_______. O conceito de angústia. Petrópolis: Vozes, 2013.
LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa - volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MOURA, Murilo Marcondes. Murilo Mendes: a poesia como totalidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Giordano, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.