“OLHEM, LÁ NO CÉU!” SUPERMAN E PROFETISMO JUDAICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p173-188Palavras-chave:
Superman, Fonte Histórica, Teologia, Profetismo Judeu.Resumo
O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise teológica e histórica do personagem Superman. A criação de Jerry Siegel e Joe Shuster apresenta paralelos claros com a história de Moisés e padrões que o aproximam dos antigos profetas judeus do Antigo Testamento. No entanto, Superman é um produto cultural que ao mesmo tempo é produtor e construtor de uma determinada época. Assim, o que será investigado é o Superman da Era de Ouro, caracterizada por histórias escritas pelos próprios criadores, para se perceber o quanto a Grande Depressão americana marcou a origem do personagem e como ele marcou as pessoas que vivenciaram esse período histórico. Desta feita, o artigo aborda as narrativas do Superman como fontes históricas ricas sobre a cultura do século XX propondo, inclusive, uma metodologia do trabalho que tem a história em quadrinhos como fonte para o estudo da história, então, perceber a teologia contida nessas histórias e a consequente razão do seu sucesso.Referências
BARKMAN, Adam. Super-Homem: de anticristo à arquétipo de Cristo. In: IRWIN, William & WHITE, Mark D. Superman e a Filosofia. São Paulo: Madras, 2014. p.125-135.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales, a inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
CICRE, José Luís. Profetismo em Israel, o profeta, os profetas, a mensagem. Petrópolis: Vozes, 1996.
DE CERTAR, Michel. A escrita da história. São Paulo: Forense Universitária, 2011.
LEWIS, C. S. A abolição do Homem. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2017.
NEGRO, Mauro. Profetas e profetismo: identidade e missão. Revista de Cultura Teológica, vol. 17, n. 67, abr/jun, 2009: 153 – 177.
WELDON, Glen. Superman, uma biografia não autorizada. São Paulo: Leya, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.