Batman: O Pai, o Filho e o Detetive!

Autores

  • Emerson Sbardelotti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p85-109

Palavras-chave:

Batman, Teologia, Literatura.

Resumo

Fazer Teologia a partir das Histórias em Quadrinho (HQs) não é tarefa simples. Porém, com o advento da pesquisa da Teologia em diálogo com a Literatura, escrever sobre temas que estão aí para serem discutidos e analisados por um novo viés é desafiador e apaixonante. Gotham City é a cidade criada pela DC Comics, onde atua o Batman. Tanto nas HQs, nos filmes e na série de TV, a cidade apresenta semelhanças com grandes centros do mundo onde existem inúmeros casos de corrupção e estatísticas alarmantes de violência. É uma grande metrópole, com pontiagudos arranha-céus cinzentos. Na maioria das vezes ela surge representada com um aspecto gótico e sombrio, menos realista e mais próxima das HQs do Homem Morcego. Batman é visto como um combatente do crime que possui um rígido princípio moral, suas habilidades na solução de crimes complexos fazem dele o maior detetive do mundo. O objetivo deste artigo é dialogar com a Teologia e com a Literatura, a partir das HQs do Batman: O Cavaleiro das Trevas, publicadas na coleção DC Comics – A Lenda do Batman: Batman e Filho, e, Batman: Detetive. Na conclusão, o artigo apresenta a busca pela justiça enquanto lócus teológico.

Biografia do Autor

Emerson Sbardelotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

A BÍBLIA – SALMOS. São Paulo: Paulinas, 2017.

CALDAS, Carlos. Das HQ’s como discurso teológico: análise de X-Men – Deus ama, o homem mata, de Chris Claremont na perspectiva da soteriologia de Paul Tillich. Teoliterária: dezembro. São Paulo: PUC, 2017, v. 7, n.14.

CALVANI, Carlos Eduardo B. Teologia e MPB. São Paulo: Edições Loyola; UMESP, 1998.

DC Comics. Batman: Detetive. Coleção A Lenda do Batman. São Paulo: EAGLEMOSS COLLECTIONS, 2019.

DC Comics. Batman e Filho. Coleção A Lenda do Batman. São Paulo: EAGLEMOSS COLLECTIONS, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 49.ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

MANNING, Matthew K. Batman: os arquivos secretos do Homem-Morcego. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

RICOUER, Paul. Interpretação Bíblica. São Paulo: Templus; Fonte Editorial, 2004.

ROBB, Brian J. A Identidade Secreta dos Super-Heróis: a história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores. Rio de Janeiro: Valentina, 2017.

SBARDELOTTI, Emerson. A Opção pelos Pobres na Poesia de Patativa do Assaré. Teologias e Literaturas 7. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.

WELDON, Glen. A Cruzada Mascarada – Batman e o nascimento da Cultura Nerd. Rio de Janeiro: Pixel, 2017.

ZAN, José Roberto. Jards Macalé: desafinando coros em tempos sombrios. REVISTA USP: setembro-novembro. São Paulo: USP, 2010, n.87.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Sbardelotti, E. (2019). Batman: O Pai, o Filho e o Detetive!. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 9(19), 85–109. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p85-109