Terra, mãe universal, rogai por nós: ciclos de morte e vida em poemas de Cora Coralina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p122-142

Palavras-chave:

Cora Coralina, terra, morte, religiosidade, poesia

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como se realiza a religiosidade nos versos de Cora Coralina, especialmente nos poemas que podemos perceber um projeto cosmogônico em que a poeta olha para os espaços de seu mundo e encontra neles caminhos que levam à imensidão do universo. Enquanto se move entre o indivíduo e a coletividade, a poética coraliniana reinsere o humano na natureza. Faz isso ao reimaginar a narrativa do Éden. Na gênese do mundo e da vida, a natureza, ao lado do Criador, é divinizada na imagem da mãe-terra. Esta é poetizada por Cora Coralina, não apenas como uma figura do passado, mas também do mundo contemporâneo. Sua reimaginação das narrativas bíblicas propõe também que olhemos para o tempo como expressão de ciclos, uma perspectiva ligada diretamente ao tempo da natureza. A cosmogonia coraliniana, assim, se realiza por nascimentos, mortes e renascimentos. O universo é poetizado por uma visão pascalina em que a vida parece seguir para um momento de retorno ao mundo, não para um momento de passagem final para outro mundo. A poeta escolhe, assim, um caminho que diverge das narrativas bíblicas, que, como aponta Northrop Frye (2002), apresentam começo e fim, indo do Gênesis ao Apocalipse. No processo, a própria ideia de morte é, por fim, escrita de um modo dissonante da cultura ocidental contemporânea, aproximando-se do que Philippe Ariès (2012) entende como a “morte domada”.

Biografia do Autor

Maykol Vespucci, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

ARIÈS, Philippe. História da morte no Ocidente: Da Idade Média aos nossos dias. Trad. Priscila Viana de Siqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblia do Brasil, 1995.

CORALINA, Cora. Meu livro de cordel. São Paulo: Global, 2013.

___. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2014.

___. Vintém de cobre: Meias confissões de Aninha. São Paulo: Global, 2013.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do ego. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

FRYE, Northrop. The great code: The Bible and Literature. New York: Harvest, 2002.

MARX, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MAULPOIX, Jean-Michel. Du lyrisme. Paris: Jose Corti, 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Vespucci, M. (2020). Terra, mãe universal, rogai por nós: ciclos de morte e vida em poemas de Cora Coralina. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(22), 122–142. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p122-142

Edição

Seção

Dossiê: Literatura e Religiosidade entre Alteridades e Intertextualidades