O Cego e o Rosto Uma leitura ético-poética de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p143-158

Palavras-chave:

Alteridade, Amor, Rosto, Clarice Lispector, Lévinas

Resumo

Este artigo trata de fazer uma interpretação do conto “Amor”, da escritora Clarice Lispector, em diálogo com o pensamento de Emmanuel Lévinas, aqui evocado tanto pela pertinência de sua reflexão sobre a alteridade para a leitura do conto clariceano, quanto pela sua teoria ético-literária que traz para o cerne de suas ideias a consideração da literatura de ficção. Assim, a partir das ideias de Lévinas sobre a alteridade do texto literário, a experiência vivida pela personagem Ana, protagonista do conto, é aqui compreendida sob a luz das reflexões levinasianas sobre o encontro com a alteridade do Rosto do outro. O relato do conto permite perceber como esse encontro, marcado pela infinitude da diferença que lança a vivência humana à abertura ao que não pode mais ser controlado e nem mesmo conhecido, invade a experiência a ponto de obrigar a personagem a um (re)posicionamento pessoal frente às outras pessoas, mas sem que essa transformação leve ao distanciamento em relação àqueles que são os mais próximos.

Biografia do Autor

Marília Murta de Almeida, FAJE PUC Minas

Professora de filosofia na FAJE e de psicologia na PUC Minas, doutoranda em teologia na FAJE.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Murta de Almeida, M., & Ribeiro Junior, N. (2020). O Cego e o Rosto Uma leitura ético-poética de Clarice Lispector. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(22), 143–158. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p143-158

Edição

Seção

Dossiê: Literatura e Religiosidade entre Alteridades e Intertextualidades