Silêncio e Dignidade na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p330-344Palavras-chave:
Lévinas, ética, dignidade, silêncio, sofrimento contemporâneoResumo
Resumo: O artigo aborda o silêncio e a dignidade humana como facetas do sofrimento ético recorrente na contemporaneidade. Os autores, psicanalistas, refletiram a partir das suas testemunhas na clínica, em especial, sobre uma crônica de um paciente, com valor literário, originada durante o seu processo psicanalítico. Em seguida, buscaram uma articulação dessa problemática privilegiando os escritos inéditos de Lévinas. Para tanto, empregou-se um diálogo entre a crônica e a conferência de Lévinas sobre a palavra e silêncio, numa perspectiva de fazer reverberar considerações sobre a necessidade ética da palavra a ser ouvida, e não capturada pelo ser, assim como questionaram a viabilidade do cuidar em psicologia frente ao sofrimento contemporâneo.
Abstract: The article addresses silence and human dignity as facets of contemporary ethical suffering. The authors, psychoanalysts, reflected from their witnesses in the clinic, in particular, about a chronicle of a patient, with literary value, originated during his psychoanalytic process. Then, they sought an articulation of this problem, privileging Lévinas' unpublished writings. To this end, a dialogue was used between the chronicle and Lévinas' conference on the word and silence, with a view to reverberating considerations about the ethical need for the word to be heard, and not captured by the being, just as they questioned the viability of the caring in psychology in the face of contemporary suffering.
Referências
BERARDI, Franco. Fenomenología del fin: sensibilidad y mutación conectiva. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Transcendance et hauteur. Bulletin de la Société française de Philosophie. 56.3, 1962: 89-110.
LÉVINAS, Emmanuel. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. (Publicado originalmente em 1964)
LÉVINAS, Emmanuel. De outro modo que ser ou para lá da essência. Tradução José Luis Pérez e Lavínia Leal Pereira. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011. (Publicado originalmente em 1974)
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LÉVINAS, Emmanuel. Escritos Inéditos 2: Palabra y Silencio y otros escritos. Madrid: Editorial Trotta, 2015.
PASCAL, Blas. Pensamientos. Buenos Aires: Aguilar, 1977.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.