“Pelas Tabelas” – A arte de cantar os dramas da existência humana.

Autores

  • Célia Maria Ribeiro PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p491-507

Palavras-chave:

música, existência, fenomenologia, individual, coletivo.

Resumo

A música popular brasileira reúne grandes talentos artísticos, entre estes, Chico Buarque. A apreciação pública já o demonstra há tempos, somada aos vários prêmios nacionais e internacionais a ele concedidos. Diante do vasto repertório cultural e levando em consideração as possibilidades de leitura de suas produções musicais, opta-se neste artigo por aprofundar o entendimento de “Pelas Tabelas” na perspectiva fenomenológico-existencial, com o objetivo de explicitar alguns elementos relacionados aos dramas humanos, encontrados no uso de expressões e palavras e mesmo na composição técnica da letra e melodia. A dimensão espaço-temporal observada no enredo indica o movimento contrário ao que se dá naquela circunstância específica, marcada por inquietações sócio-políticas com profunda repercussão no destino da nação brasileira. Entretanto, a realidade coletiva figura como pano de fundo para o diálogo com a individual; esta, sim, objeto da sutil apreensão presente no texto. Este trabalho é fruto também da instigante participação no Grupo de Estudos sobre Literatura, Religião e Teologia – LERTE, da PUC/SP.

Biografia do Autor

Célia Maria Ribeiro, PUC-SP

Doutora em Ciências da Religião pela PUC/SP. Pós-doutoranda em Teologia na PUC/SP.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Ribeiro, C. M. (2020). “Pelas Tabelas” – A arte de cantar os dramas da existência humana. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(22), 491–507. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p491-507