O espanto da luz e a inocência da carne - (a poesia de Sophia de Mello Breyner e de Adélia Prado)

Autores

  • Maria Clara Bingemer Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v23p194-220

Palavras-chave:

Sophia de Mello Breyner, Adélia Prado, poesia, gênero, Deus, teopoética

Resumo

Este texto procura aproximar e, mais ainda, fazer dialogar a poesia da portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen com a da brasileira Adélia Prado. Ambas são mulheres, casadas e mães de família.  Ambas escrevem em língua portuguesa, uma em Portugal e outra no Brasil.  Ambas levam em sua poesia a marca inegável da Transcendência e da aliança entre divino e humano. Sua experiência vital feita poesia, porém tem pontos de diferenciação estilística importante.  Enquanto Sophia é iluminada por um permanente deslumbramento com a beleza da criação e do mundo que a rodeia, Adélia é alguém cuja poesia reflete a consciência profunda da corporeidade, da carne.  A poética de Sophia é impregnada de natureza, sentimentos, odores, mitos. A de Adélia de desejo sexual, corporeidade gozosa ou ferida, dureza pontiaguda da luta pela vida. 

Biografia do Autor

Maria Clara Bingemer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

Bingemer, M. C. (2021). O espanto da luz e a inocência da carne - (a poesia de Sophia de Mello Breyner e de Adélia Prado). TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 11(23), 194–220. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v23p194-220