Entre a santidade e a histeria: os processos de escrita de Teresa d’Ávila

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p195-221

Palavras-chave:

Literatura Feminina, Teresa D’Ávila, Mística, Poesia-de-si.

Resumo

Teresa D’Ávila (1515-1582) relata de modo intrigante sua relação com as letras: ao mesmo tempo em que a pena é pesada e rouba-lhe o tempo que poderia empregar no Mosteiro de São José, que acabara de reformar, também é leve, sendo via de oração e encontro com o Amado, Deus1. A dicotomia existente no ofício das letras é reflexo de um conflito que ultrapassava os desejos e vontades de Teresa e provava sua obediência às autoridades. Padres, confessores, teólogos e filósofos - em sua grande maioria, homens - vasculharam o pensamento da carmelita ainda em vida, na tentativa de examinar cada detalhe de sua experiência mística, em busca de referências demoníacas. A escrita poética, que antes era prazer, tornou-se medo sob o duro olhar da Inquisição espanhola (1478), estampado nos escritos em prosa que a monja foi obrigada a escrever. Não mais a partir da visão masculina e inquisitória da época, mas à luz das discussões contemporâneas sobre literatura feita por mulheres, seriam os processos de escrita de uma mulher do século XVI mística ou histeria? 

Biografia do Autor

Isabelle Merlini Chiaparin, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Contato: isabelle.chiaparin@gmail.com

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Chiaparin, I. M. (2021). Entre a santidade e a histeria: os processos de escrita de Teresa d’Ávila. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 11(25), 195–221. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p195-221