A teopoética de T. S. Eliot
Considerações sobre The Journey of the Magi
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p12-30Palavras-chave:
T. S. Eliot, Poesia, Tradução, Cristianismo, FéResumo
A palavra teopoética tem sido usada para designar os diálogos possíveis entre a literatura e a reflexão teológica e/ou os estudos de religião. O presente artigo pretende apresentar um exercício de teopoética a partir da interpretação do poema The Journey of the Magi – “A viagem dos magos”, do poeta e crítico literário T. S. Eliot (1888-1965), um dos mais importantes poetas do século XX, contemplado com o Nobel de Literatura em 1948. Para tanto, o artigo apresentará em primeiro lugar breves notas biográficas de Eliot, seguidas de considerações gerais sobre o poema, com nossa proposta de tradução do mesmo, e ainda algumas considerações sobre a (im)possibilidade de traduzir poesia. Também serão apresentadas algumas observações sobre aspectos teológicos do poema, bem como considerações sobre a visão de Eliot do cristianismo. A hipótese defendida no artigo é que a viagem dos magos descrita por Eliot é uma metáfora de sua própria jornada de fé.
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Edição Revista e Atualizada no Brasil. 2ª edição. Tradução de João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
CÂNDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 6ª edição. São Paulo: Humanitas, 2009.
CANTARELA, Antonio Geraldo. A produção acadêmica em Teopoética no Brasil: pesquisadores e modelos de leitura. Teoliterária. V. 8, N. 15, 2018, p. 193-221.
DAUNT, Ricardo. T. S. Eliot e Fernando Pessoa: Diálogos de New Haven. São Paulo: Landy, 2004.
ELIOT, T. S. The Journey of the Magi. The Poetry Archive. Disponível em ˂https://poetryarchive.org/poem/journey-magi/˃ Acesso em: 10.02.2022.
ELIOT, T. S. T. S. Eliot Reads “The Journey of the Magi”. Disponível em ˂https://www.youtube.com/watch?v=BCVnuEWXQcg˃ Acesso em: 12.02.22.
FRYE, Northrop. T. S. Eliot. Rio de Janeiro: Imago, 1998.
KIRK, Russel. A era de T. S. Eliot. A imaginação moral do século XX. São Paulo: É Realizações, 2011.
MOISÉS, Massaud. A criação literária – Poesia. 16ª edição. São Paulo: Cultrix, 2004.
RIBEIRO, Luis Antonio. Os dez melhores poemas de T. S. Eliot. Disponível em ˂https://notaterapia.com.br/2017/09/25/os-10-melhores-poemas-de-t-s-eliot/˃ Acesso em: 12.02.22 .
RICOEUR, Paul. Sobre a tradução. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.
WOOD, Ralph C. The Witness Made by Martyrdom in T. S. Eliot’s Murder in the Cathedral in WOOD, Ralph C. Literature and Theology. Nashville: Abingdom Press, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.