Hipocrisia: as relações clérico-sociais abordadas nas obras O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós e O Mulato de Aluísio de Azevedo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p111-135Palavras-chave:
Século XIX, Literatura, CleroResumo
O presente artigo aborda aspectos semelhantes entre a obra portuguesa O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós e a obra brasileira O Mulato de Aluísio de Azevedo, pois ambas traçam uma crítica aos costumes burgueses e ao clero oitocentista, fazendo um retrato das sociedades de costumes dos dois países naquela época e como esses espaços eram influenciados e subjugados ao que preconizavam alguns religiosos perniciosos e inescrupulosos em benefício do seu bel-prazer. A primeira é ambientada na cidade de Leiria, em Portugal; já a segunda é em São Luís do Maranhão, Nordeste do Brasil. As duas obras fazem parte dos movimentos Realismo e Naturalismo, momentos em que por meio da literatura fez-se o desenho do homem e da sociedade viscerais, mostrando o aspecto mais animalesco destes, indo ao encontro das novas teorias filosóficas, políticas e científicas que eclodiram no século XIX.
Referências
AZEVEDO, Aluísio. O Mulato. 2ª ed. São Paulo: Martin Claret: 2010.
BOAVENTURA, Edivaldo M. A educação brasileira no período joanino. BOAVENTURA, EM. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EDUFBA, 2009. <http://books.scielo.org>. Acesso em 08 de novembro de 2020.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira 51ª ed. – São Paulo: Cultrix, 2017.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada / Tânia Franco Carvalhal. - 4.ed. rev. E ampliada. - São Paulo: Ática, 2006.
EÇA DE QUEIROZ, José Maria. O crime do Padre Amaro. Porto Alegre: L&PM, 2006.
JAMEL, Maíra Contrucci. Uma loja comunal: A questão do plágio de Eça de Queirós a Aluísio Azevedo/ Maíra Contrucci Jamel - Rio de Janeiro: UFRJ – Faculdade de Letras, 2016.
OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Arte Literária: Portugal/Brasil – São Paulo: Moderna, 1999.
PELLEGRINI, Tânia. Realismo: a persistência de um mundo hostil. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n.14, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.