A Categoria do Amor como Dever

uma análise comparativa do amor cristão e do amor humano no pensamento de Kierkegaard

Autores

  • Douglas Ferreira Barros Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas
  • Sorel Celeste Tavarnez PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v30p58-87

Palavras-chave:

Kierkegaard, Amor Cristão, Amar ao próximo, Dever, Mandamento

Resumo

O presente artigo propõe analisar a categoria de amor como dever com base no pensamento de Søren Kierkegaard, e as considerações do filósofo acerca do amor cristão em comparação ao amor humano. Com o intuito de entender-se o conceito de dever como elemento condicionado à prática do amor cristão para Kierkegaard, e compreender de que forma esse princípio se expressa através do maior mandamento do cristianismo, examinaremos algumas passagens contidas no livro As Obras do Amor (1847), considerado um dos maiores manifestos de amor já escritos e publicados, cuja reflexão acerca do amor revolucionou a abordagem sobre o tema tanto na filosofia, quanto na literatura, e analisaremos de que forma a pré-determinação do amor por Deus seria o fator que tornaria possível a realização do amor ao próximo pelo ser humano em sua existência. Em nossa pesquisa, encontramos que, segundo o filósofo, o amor cristão se realiza unicamente enquanto dever, enquanto o próximo se revelaria em todo e qualquer indivíduo que se apresente à existência daquele que deseja amar ao seu semelhante. Dessa forma, o propósito maior do cristão para Kierkegaard seria o de transformar-se no próximo de seu próximo, pois onde há um próximo, o amor sempre se fará necessário.

Biografia do Autor

Douglas Ferreira Barros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Filosofia da Faculdade de Filosofia e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Contato:
douglasfbarros@gmail.com;
dfbarros@puc-campinas.edu.br

Sorel Celeste Tavarnez, PUC-Campinas

Mestra em Ciências da Religião pela PUC-Campinas. Licenciada em Filosofia pela PUC-Campinas. E-mail: sorelct@gmail.com

Referências

ADORNO, Theodor W. Kierkegaard: Construção do Estético. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Ed. Paulus, 2002.

FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. XII). Rio de Janeiro: Imago, 1980.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. As Obras do Amor: Algumas Considerações Cristãs em Forma de Discursos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. O Conceito de Angústia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Practice in Christianity: Kierkegaard's Writings, Vol 20. Princeton: Princeton University Press, 1991.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. The Sickness unto Death: a Christian Psychological Exposition for Edification and Awakening by Anti-Climacus. London: Penguin Books Limited, 2004.

VALLS, Álvaro Luiz Montenegro. Entre Sócrates e Cristo: Ensaios Sobre a Ironia e o Amor em Kierkegaard. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

Barros, D. F., & Tavarnez, S. C. (2023). A Categoria do Amor como Dever : uma análise comparativa do amor cristão e do amor humano no pensamento de Kierkegaard. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 13(30), 58–87. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v30p58-87