Ecoteologia Poética
entre Salmos e Adélia Prado
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2025.64859Palavras-chave:
Ecoteologia, Salmos, Adélia Prado, PoesiaResumo
A presente comunicação tem por objetivo apresentar uma ecoteologia existente no livro de Salmos e na poesia adeliana, a fim de refletirmos sobre o papel do ser humano no cuidado da casa comum. O livro de Salmos aborda a natureza em alguns aspectos: ela é metaforizada, como no salmo 1; ela louva ao senhor, como no salmo 150; é apresentada como criação de Yahweh, o seu verdadeiro “dominador”, como no salmo 104, entre outras representações. Desta forma, podemos desenvolver uma ecoteologia a partir dos salmos, o que será abordado mais especificamente a partir de uma análise poético-exegética do salmo 8. Por sua vez, com sua poesia “apócrifa”, a escritora brasileira Adélia Prado nos apresenta uma poesia que se revela no mundo. Na poesia adeliana, o cotidiano é lugar de experiência do divino e é por isso que quando Deus lhe tira a poesia, ela olha para pedra e vê pedra mesmo. Porém, em suas palavras: “A borboleta pousada / ou é Deus / ou é nada”. Em conformidade com isto, o corpo se torna indispensável para esta experiência poética e religiosa. Sendo assim, os Salmos presentes na Bíblia e a poesia “apócrifa” de Adélia Prado tem muito a nos dizer sobre a relação “ser humano-natureza” para que possamos estabelecer uma antropologia integral do ser humano e assim, uma ecologia integral. O ser humano e a natureza estão dentro da criação de Yahweh, que como criador, deu ao ser humano o poder sobre a natureza criada, entretanto, os dois sendo parte desta criação devem viver em inter-relação e não sob uma dominação por parte do ser humano.
Referências
A BÍBLIA: Salmos. Tradução do hebraico, introdução e notas Matthias Grenzer. São Paulo: Paulinas, 2017.
BÍBLIA de Jerusalém. Nova ed. rev. e ampl. 17. impr. São Paulo: Paulus, 2022.
ANDRADE, C. D. De animais, santo e gente. In: Poesia Reunida. Rio de Janeiro: Record, 2017.
FERNANDES, L. A. Deus, a pessoa humana e a criação. In: Dança, ó terra! Interpretando Salmos. São Paulo: Paulinas, 2013.
FOKKELMAN, J. P. Reading Biblical Poetry: an introductory guide.London: Westminster John Knox Press, 2001.
FRANCISCO, PP. Carta Encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Brasília: CNBB, 2015. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html>
KRAUS, H.J. Teologia de los Salmos. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1985.
KUGEL, J. L. The idea of a biblical poetry: parallelism and its history. New Haven: Yale University Press, 1981.
OLIVEIRA, C. O brilho que a razão não devassa: ensaios sobre a poética de Adélia Prado. Rio de Janeiro: Multifoco, 2020.
PRADO, A. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Record, 2017.
PRADO, A. Miserere. Rio de Janeiro: Record, 2015.
REIMER, Haroldo. Espiritualidad ecológica en os salmos. RIBLA, v. 45, n. 2, 2003.
RUBIO, A. G. Unidade na pluralidade: o ser humano à luz da fé e da reflexão cristãs. São Paulo: Paulinas, 1989.
SOUZA, M. B. La tierra y los cielos se casan en la alabanza: los salmos y la ecología. RIBLA, v. 21, n. 1, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.