O trágico e a transcendência em O Livro de Jó
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2025.71360Palavras-chave:
Jó, trágico, transcendência, autoconhecimento, transdisciplinaridadeResumo
Este trabalho analisa a narrativa bíblica de O Livro de Jó sob uma perspectiva literária, psicológica e teológico-filosófica, a fim de identificar onde o trágico se instala e como a transcendência se manifesta. Para tanto, considera-se a teoria literária de Albin Lesky; a psicologia de Carl Gustav Jung; e, a partir de ambas, situa-se o herói trágico dentro de um itinerário espiritual, sob o ponto de vista teológico-filosófico de Jean-Yves Leloup. Na visão de Jung e Leloup, Deus e o ser humano são da mesma natureza, e o enfrentamento do trágico pode conduzir a essa percepção, através de um conflito entre opostos que, quando culmina na conciliação, promove a integração da personalidade. Ao elucidar esse processo de autoconhecimento transcendente, estabelecendo relação entre o herói trágico e o ser humano contemporâneo, este trabalho mostra que o trágico é inerente à vida, que a tragicidade tem intrínseca a oportunidade de transcendência e que esta implica um profundo processo de autoconhecimento. O objetivo é oferecer às tragicidades da vida um olhar transcendental e mostrar como a literatura trágica, dentre as quais as narrativas bíblicas, quando estudadas de modo transdisciplinar, podem contribuir para o autoconhecimento e para a superação de situações trágicas.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Edipro, 2011.
BÍBLIA, Nova Almeida Atualizada. O Livro de Jó. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
GATTO, Dante. A dialética do trágico. XIX Encontro Abralic: Redes Margens e Rios, 2016. Disponível em: https://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2016_1491410160.pdf . Acesso em: 23 mar. 2025.
HAHN, Roger. The Book of Job. 2013. Disponível em: https://www.crivoice.org/biblestudy/bbjob1.html . Acesso em: 17 mar 2025.
JUNG, Carl Gustav. A vida simbólica. Petrópolis: Vozes, 2013.
JUNG, Carl Gustav. Mysterium Coniunctionis: Rex e Regina, Adão e Eva, A conjunção. Petrópolis: Vozes, 2012.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2014.
JUNG, Carl Gustav. Resposta a Jó. Ptrópolis: Vozes, 2012.
LELOUP, J.; BOFF, L. Terapeutas do Deserto: De Fílon de Alexandria e Francisco de Assis a Graf Dürckheim. Petrópolis: Vozes, 2013.
LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.