A ORGANIZAÇÃO LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DOS ARTIGOS DE OPINIÃO COMO REDAÇÃO DE VESTIBULAR QUE ALCANÇAM BOAS NOTAS

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho
  • Leandro Ribeiro Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p305-324

Palavras-chave:

redação, Vestibular, artigo de opinião como redação de vestibular

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como as redações que alcançaram a maior nota em um concurso de vestibular organizaram a escrita do artigo de opinião solicitado como redação. Foram analisados quatro exemplares produzidos em um vestibular de 2020, tendo como categoria as definições e os elementos regulares característicos do gênero textual. Os resultados demonstraram que as maiores e mais frequentes dificuldades presentes nas redações investigadas estão relacionadas à articulação de recursos linguístico-gramaticais, o que afetou a coerência semântica dos textos, e o emprego de estratégias que se relacionam à redação do ENEM, não ao artigo de opinião, acarretando penalizações que impossibilitaram os textos de alcançarem a nota máxima.

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UENP. Pesquisadora do Grupo de pesquisa “Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (CNPQ/UENP).

Leandro Ribeiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduando do Curso de Letras da UENP

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Publicado

2021-12-22