GÊNERO E-MAIL-MARKETING

AS SINGULARIDADES DE SUAS CENOGRAFIAS

Autores

  • Izilda Nardocci Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP
  • Marcio Graciano dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p224-239

Palavras-chave:

Análise do discurso, Cenografia, E-mail marketing

Resumo

Este artigo tem como tema a construção da cenografia de e-mail marketing. O objetivo é verificar as marcas linguístico-discursivas que a compõem e identificar o ethos discursivo que dela emerge, contribuindo para a comunicação entre empresa e consumidor. O referencial teórico-metodológico selecionado é o da Análise do Discurso. O corpus foi composto por e-mails marketing de uma instituição financeira enviados a clientes de diferentes perfis. A personalização dos e-mails impactou na composição da cenografia de cada um deles, contribuindo para a projeção de um ethos discursivo amigo, na venda de produto e na cobrança da dívida recente e pessoa jurídica séria, impessoal na cobrança de uma dívida antiga.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Graciano dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Publicitário. Especialista pela PUC-SP. 

Referências

FAUSTINO, P. Marketing Digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019.

MAINGUENEAU, D. A propósito do Ethos”. In: MOTTA, A. R; SALGADO, L. (Org.) Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

MAINGUENEAU, D. Doze Conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2010.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

NASCIMENTO, J. V. A construção da enunciação verbo-visual na mídia impressa religiosa”. In: ABRIATTA, V.L.R; SALLES, A.C.; SIQUEIRA, J.H.S. (org.). Vozes do Social: A enunciação visual e sincrética na diversidade das mídias. Franca/SP: Universidade de Franca, 2019, v. 4, p. 211-225.

WALDOW, DJ; FALLS, J. Guia Definitivo de E-mail Marketing. São Paulo:Novatec, 2013.

NASCIMENTO, J. V.; FERREIRA, A. Mimotopia e cenografia no discurso publicitário de empresas de seguro de vida e de assistência funerária. In: Revista Calidoscópio. Unisinos/RS. Vol. 14, n. 2, p. 257-264, mai/ago 2016. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br. Acesso em: 26 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-22