GÊNERO E-MAIL-MARKETING

AS SINGULARIDADES DE SUAS CENOGRAFIAS

Autores/as

  • Izilda Nardocci Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP
  • Marcio Graciano dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p224-239

Palabras clave:

Análise do discurso, Cenografia, E-mail marketing

Resumen

Este artigo tem como tema a construção da cenografia de e-mail marketing. O objetivo é verificar as marcas linguístico-discursivas que a compõem e identificar o ethos discursivo que dela emerge, contribuindo para a comunicação entre empresa e consumidor. O referencial teórico-metodológico selecionado é o da Análise do Discurso. O corpus foi composto por e-mails marketing de uma instituição financeira enviados a clientes de diferentes perfis. A personalização dos e-mails impactou na composição da cenografia de cada um deles, contribuindo para a projeção de um ethos discursivo amigo, na venda de produto e na cobrança da dívida recente e pessoa jurídica séria, impessoal na cobrança de uma dívida antiga.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcio Graciano dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Publicitário. Especialista pela PUC-SP. 

Citas

FAUSTINO, P. Marketing Digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019.

MAINGUENEAU, D. A propósito do Ethos”. In: MOTTA, A. R; SALGADO, L. (Org.) Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

MAINGUENEAU, D. Doze Conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2010.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

NASCIMENTO, J. V. A construção da enunciação verbo-visual na mídia impressa religiosa”. In: ABRIATTA, V.L.R; SALLES, A.C.; SIQUEIRA, J.H.S. (org.). Vozes do Social: A enunciação visual e sincrética na diversidade das mídias. Franca/SP: Universidade de Franca, 2019, v. 4, p. 211-225.

WALDOW, DJ; FALLS, J. Guia Definitivo de E-mail Marketing. São Paulo:Novatec, 2013.

NASCIMENTO, J. V.; FERREIRA, A. Mimotopia e cenografia no discurso publicitário de empresas de seguro de vida e de assistência funerária. In: Revista Calidoscópio. Unisinos/RS. Vol. 14, n. 2, p. 257-264, mai/ago 2016. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br. Acesso em: 26 jul. 2021.

Publicado

2021-12-22