A LINGUÍSTICA APLICADA QUE SE FAZ EM ORIENTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Autores

  • Ewerton Lucas de Mélo Marques Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-0289-6010
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p325-344

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Programa de Pós-Graduação, Linguagem, Ensino

Resumo

As investigações realizadas partem da questão: quais são os desafios reportados por professores membros do PPGLE em situação de orientação e de desenvolvimento de pesquisas na área de LA, responsável por afirmar uma relação intrínseca entre a disciplina e os produtos decorrentes de uma das linhas? Apresenta-se como objetivo geral: refletir sobre as produções em LA, a partir de vozes de professores do PPGLE sobre os percursos do ‘fazer’ pesquisas em LA no Programa. Os aspectos metodológicos apoiam-se no paradigma de base qualitativa, de natureza interpretativista. Para a geração de dados foi utilizado uma entrevista, com a qual coletamos dados de falas de professores, membros permanentes do Programa. Conclui-se que os produtos decorrentes dos projetos fundam-se em bases epistemológicas que contemplam uma LA imersa na tríade de cunho inter/trans/disciplinaridade com forte vinculação com o ensino, que vão ao encontro da resolução de problemas, envolvendo a linguagem no contexto de ensino.

 

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Biografia do Autor

Ewerton Lucas de Mélo Marques, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFCG. Possui aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Williany Miranda da Silva , Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento, concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), e outro pela Universidade Federal do Ceará, (UFC -2018-2019), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e formação docente, com orientações tanto na pós-graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras.

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Publicado

2021-12-22