A LINGUÍSTICA APLICADA QUE SE FAZ EM ORIENTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p325-344Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Programa de Pós-Graduação, Linguagem, EnsinoResumo
As investigações realizadas partem da questão: quais são os desafios reportados por professores membros do PPGLE em situação de orientação e de desenvolvimento de pesquisas na área de LA, responsável por afirmar uma relação intrínseca entre a disciplina e os produtos decorrentes de uma das linhas? Apresenta-se como objetivo geral: refletir sobre as produções em LA, a partir de vozes de professores do PPGLE sobre os percursos do ‘fazer’ pesquisas em LA no Programa. Os aspectos metodológicos apoiam-se no paradigma de base qualitativa, de natureza interpretativista. Para a geração de dados foi utilizado uma entrevista, com a qual coletamos dados de falas de professores, membros permanentes do Programa. Conclui-se que os produtos decorrentes dos projetos fundam-se em bases epistemológicas que contemplam uma LA imersa na tríade de cunho inter/trans/disciplinaridade com forte vinculação com o ensino, que vão ao encontro da resolução de problemas, envolvendo a linguagem no contexto de ensino.
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