A LINGUÍSTICA APLICADA QUE SE FAZ EM ORIENTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Auteurs-es

  • Ewerton Lucas de Mélo Marques Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-0289-6010
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p325-344

Mots-clés :

Linguística Aplicada, Programa de Pós-Graduação, Linguagem, Ensino

Résumé

As investigações realizadas partem da questão: quais são os desafios reportados por professores membros do PPGLE em situação de orientação e de desenvolvimento de pesquisas na área de LA, responsável por afirmar uma relação intrínseca entre a disciplina e os produtos decorrentes de uma das linhas? Apresenta-se como objetivo geral: refletir sobre as produções em LA, a partir de vozes de professores do PPGLE sobre os percursos do ‘fazer’ pesquisas em LA no Programa. Os aspectos metodológicos apoiam-se no paradigma de base qualitativa, de natureza interpretativista. Para a geração de dados foi utilizado uma entrevista, com a qual coletamos dados de falas de professores, membros permanentes do Programa. Conclui-se que os produtos decorrentes dos projetos fundam-se em bases epistemológicas que contemplam uma LA imersa na tríade de cunho inter/trans/disciplinaridade com forte vinculação com o ensino, que vão ao encontro da resolução de problemas, envolvendo a linguagem no contexto de ensino.

 

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Ewerton Lucas de Mélo Marques, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFCG. Possui aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento, concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), e outro pela Universidade Federal do Ceará, (UFC -2018-2019), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e formação docente, com orientações tanto na pós-graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras.

Références

Referências bibliográficas

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editoral, 2008.

BUNZEN, C. Análise de livros didáticos no campo da Linguística Aplicada: possibilidades e desafios. In: GONÇALVES, A. V. SILVA, W. R. GÓIS, M. L. de S. Viabilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 259-292.

CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. In: Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan./jun. 2005. Disponível em: http://rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/198/165 . Acesso em 11/11/2018.

KLEIMAN, A. B. Afinal, o que é linguística aplicada? Uma publicação de pesquisas em Linguística Aplicada. In: 1º. INPLA, PUC/SP, 1990.

KLEIMAN, A. B. Introdução. In: KLEIMAN, A. B (Org.). Formação do professor: perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

KLEIMAN, A. B (org.) A formação do professor: perspectivas da Linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001. In: KLEIMAN, A. B. e CAVALCANTI, M. C. (org.) Linguística Aplicada suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

KLEIMAN, A. B; VIANNA, C. A. D.; DE GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. In: Calidoscópio, v. 17. 2020, p. 724–742. Disponível em http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04. Acesso em 06/06/2021.

LEFFA, V [et al]. (org). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. - 1. ed. – Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.

LINO DE ARAÚJO, D. Objeto de Ensino: revisão sistemática e proposição de conceito In: SIMÕES, D. M. P. & FIGUEREDO, F. J. Q. (Orgs) Metodologias em/de Linguística Aplicada para ensino aprendizagem de línguas. Campinas - SP: Pontes Editores, 2014, p. 221-246.

MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PENNYCOOK, A. Uma linguística Aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO DA UFCG. Disponível em: PPGLE - Pós Graduação em Letras (ufcg.edu.br). Acesso em 05/06/2021.

RAJAGOPALAN, K. Como o internetês desafia a linguística. In: SHEPHERD, T. G.; SALIÉS, T. G. (Orgs.). Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013. p. 37-53.

RATHSAM, L. A política de desvalorização da ciência tem custo que ultrapassa o Teto de Gastos. In: Portal Cultura e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/noticias/2021/04/26/politica-de-desvalorizacao-da-ciencia-tem-custo-que-ultrapassa-o-teto-de-gastos. Acesso em 04 de julho de 2021.

RAVAGNOLI, N. C. S. R. A entrevista narrativa como instrumento na investigação de fenômenos sociais na Linguística Aplicada. In: The Especialist. V.39 n. 3, 2018. p. 1-14.

ROJO, R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada na modernidade recente: festscrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola/Cultura Inglesa, 2013. p. 163-196.

SIGNORINI, I. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto da pesquisa em linguística aplicada. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M.C. (Org.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998. p. 99-110.

SIGNORINI, I. Prefácio. Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. São Carlos: Editora Claraluz, 2009.

SILVA. W. M. Fotografias de um percurso. In: SILVA, W. M.; ARAUJO, D. L.; COSTA, M. A. M. (Org.). Caminhos do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino: identidade, estudos e formação de pesquisadores. Campina Grande: EDUFCG, 2019. p. 267-288.

SILVA, W. R; GONÇALVES, A. V. Pesquisas a serem lembradas na Linguística Aplicada: Participante e pesquisa-ação. In: GONÇALVES, A. V. SILVA, W. R. GÓIS, M. L. de S. Viabilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 53-80.

SIQUEIRA, S. Etnografia de sala de aula de línguas: reflexões e descobertas. In: GONÇALVES, A. V. SILVA, W. R. GÓIS, M. L. de S. Viabilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 27-52.

WIDDOWSON, H. G. Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 1996.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-22