O MUNDO PRECISA DE HERÓIS

A narrativa transmidiática no jogo eletrônico Overwatch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p142-156

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos. Narrativa transmidiática. Transmídia

Resumo

Este trabalho assinala alguns aspectos da narrativa de jogos eletrônicos no que concerne as especificidades relacionadas a narrativas sendo contadas por meio de diversas mídias. Usaremos como suporte metodológico a narrativa transmidiática proposta pelo autor Henry Jenkins por acreditar que é uma teoria em sintonia com as discussões sobre como as mídias e a tecnologia impactaram na forma de se contar histórias, especificamente se tratando da narrativa em jogos eletrônicos. Por meio de uma breve análise de como a narrativa é construída no jogo eletrônico online multiplayer da Blizzard Entertainment, Overwatch (2016), este trabalho demonstra como esta narrativa está disponível em diversos meios e como a narrativa transmidiática funciona.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gicelma da Fonseca Chacarosqui-Torchi, UFGD

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Estágio Pós-Doutoral pelo PPGECCO/ UFMT ( 2019/2020). Atualmente é professora - dedicação exclusiva da Universidade Federal da Grande Dourados.Tem experiência na área de Letras e Arte Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas:Estudos de fronteira e Cultura, Dramaturgia, teoria da literatura, comunicação, semiótica, arte,literatura oral e comparada.Autora dos Livros: A Costura da Colcha: uma leitura de Bernardo Élis ( 2005); A Costura da Colcha: uma Leitura semiótica de Bernardo Élis( 2006); Leituras diversas, escritos vários ao sul do Pantanal ( org) ( 2006); Rascunhos de Luz (2009); Por um Cinema de Poesia: pistas para estudos mestiços, o caso Joel Pizzini ( 2009). Misturas e diversidades: reflexões diversas sobre arte e cultura contemporâneas ( org) ( 2012); nas Tramas do Discurso: Aspectos culturais e ideológicos ( Org) 2017. Lentes discursivo semântico-interculturais: R(e)existência indígena ( Org. 2019).

Referências

AFICIONADOS. Overwatch: Symmetra é confirmada como autista pelo diretor do game. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/overwatch-symmetra-autismo/>. Acesso: 13/8/2021.

BIANCHINI, Maíra; MIELNICZUK, Luciana. O Universo Ficcional de Lost e a Narrativa Transmidiática. Logos, v. 18, n. 1, 2011.

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Pensamento, 1997.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

SANTAELLA. Games e comunidades virtuais. Disponível em: <https://www.canalcontemporaneo.art.br/tecnopoliticas/archives/000334.html>. Acesso: 13/8/2021.

Downloads

Publicado

2022-05-09