ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS, DA DÉCADA DE 2010, DO BRASIL E DE MOÇAMBIQUE COM ENFOQUE HISTORIOGRÁFICO

Autores

  • Silvania Aparecida Alvarenga Nascimento Universidade Federal de Catalão - UFCAT https://orcid.org/0000-0002-9532-5689
  • Eduardo Antônio Borges dos Santos Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Ana Cláudia Oliveira Araújo Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p74-98

Palavras-chave:

Lusofonia. Gêneros textuais. Brasil. Moçambique. Historiografia Linguística.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar os gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Brasil e de Moçambique. Os corpora selecionados para serem confrontados são as obras “Português linguagens: volume 3”, de Cereja e Magalhães (2010) e o “Pré-universitário – Português 12”, de Fernão e Manjate (2010). A pesquisa é documental com análise qualitativa, alicerçada na Historiografia Linguística a partir dos princípios da Contextualização e Imanência de Köerner (1996). A fundamentação teórica acerca de gêneros textuais está centrada em Antunes (2002, 2017), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008) entre outros. Conclui-se que as obras buscaram ampliar o conhecimento e a competência linguística do alunado.

 

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Biografia do Autor

Silvania Aparecida Alvarenga Nascimento , Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduada em Letras – Português, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL,  pela  Universidade Federal de Catalão – UFCAT. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG

Eduardo Antônio Borges dos Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Graduado em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Catalão – PPGEL/UFCAT.

Ana Cláudia Oliveira Araújo, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Graduada em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL, pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves , Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutora em Análise Linguística pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Catalão – UFCAT e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL.

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Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Dossiê Discursos Lusófonos: historiografia e ensino