ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS, DA DÉCADA DE 2010, DO BRASIL E DE MOÇAMBIQUE COM ENFOQUE HISTORIOGRÁFICO

Auteurs-es

  • Silvania Aparecida Alvarenga Nascimento Universidade Federal de Catalão - UFCAT https://orcid.org/0000-0002-9532-5689
  • Eduardo Antônio Borges dos Santos Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Ana Cláudia Oliveira Araújo Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p74-98

Mots-clés :

Lusofonia. Gêneros textuais. Brasil. Moçambique. Historiografia Linguística.

Résumé

Este artigo tem o objetivo de analisar os gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Brasil e de Moçambique. Os corpora selecionados para serem confrontados são as obras “Português linguagens: volume 3”, de Cereja e Magalhães (2010) e o “Pré-universitário – Português 12”, de Fernão e Manjate (2010). A pesquisa é documental com análise qualitativa, alicerçada na Historiografia Linguística a partir dos princípios da Contextualização e Imanência de Köerner (1996). A fundamentação teórica acerca de gêneros textuais está centrada em Antunes (2002, 2017), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008) entre outros. Conclui-se que as obras buscaram ampliar o conhecimento e a competência linguística do alunado.

 

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Silvania Aparecida Alvarenga Nascimento, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduada em Letras – Português, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL,  pela  Universidade Federal de Catalão – UFCAT. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG

Eduardo Antônio Borges dos Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Graduado em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Catalão – PPGEL/UFCAT.

Ana Cláudia Oliveira Araújo, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Graduada em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL, pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutora em Análise Linguística pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Catalão – UFCAT e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL.

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Publié-e

2022-05-09

Numéro

Rubrique

Dossiê Discursos Lusófonos: historiografia e ensino