ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E TRABALHO DOCENTE: VOZES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Maria Lúcia Serafim Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual de Campina Grande - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p243-257

Palabras clave:

Teoria Dialógica da Linguagem, Ensino Remoto Emergencial, Trabalho Docente, Ensino Superior

Resumen

Considerando a irrupção de uma pandemia por COVID -19 no ano de 2020, o trabalho docente,  precisou compaginar mudanças drásticas do ensino presencial para o remoto, não sendo diferente para o contexto acadêmico.  O objetivo é o de analisar, pelas vozes dos docentes, os efeitos que o Ensino Remoto Emergencial acarretou  sobre a (re)formação de suas práticas em seu exercício laboral  ao enfrentarem  o desafio pandêmico nos anos de 2020 e 2021. Sedimenta-se à  luz de princípios da Teoria Dialógica da Linguagem em Bakhtin e o Círculo. Os participantes são professores dos cursos de Licenciatura em Letras de duas universidades públicas, situadas na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. Metodologicamente, é de abordagem qualitativa interpretativista, de cunho descritivo. Os resultados assinalam pelas respostas dos docentes que mesmo em meio as tensões o Ensino Remoto Emergencial contribuiu para se pensar  a (re)formação das práticas de ensino no horizonte do contexto acadêmico.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Lúcia Serafim, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora efetiva no Departamento de Educação, Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba.

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor na Unidade Acadêmica de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual de Campina Grande - UEPB

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Professor no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.

Citas

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In.: MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004, p. 24-48.

AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, [1920-24].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Bocharov. São Paulo: 34, 2017 [1970-71].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich.Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-53].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6ª ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRAIT. Beth. Alguns pilares da arquitetura bakhtiniana. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: Conceitos-Chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. In: Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/ en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 19 de março de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. In: Diário Oficial da União,. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117- de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 08 maio 2020.

Faraco, Alberto Carlos. Linguagem & diálogo: as ideias linguisticas do círculo de Bakhtin / Carlos Alberto Faraco. - São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

HODGES, Charles; TRUST, Torrey; MOORE, Stephanie; BOND, Aaron; LOCKEE, Barb. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. In: Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, escribo.com/revista v. 2, 2020.

MOITA, Luis Paulo da Moita. Pesquisa interpretativista em lingüística aplicada: a linguagem como condição e solução. In: DELTA, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-383, 1994.

MARSHALL, Catherine.; ROSSMAN, Benjamin. Designing Qualitative Research. London: Sage Publications, 2006.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NEVES, Inajara de Sales Viana. Condições de trabalho docente no ensino superior na rede privada na modalidade educação a distância. 2011, 203 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

Perrenoud Philippe. Ensinar : Agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 2003.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. In: Valentin Volóchinov. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. Ed. São Paulo: 34, 2018 [1929].

Publicado

2022-10-31 — Actualizado el 2023-02-09

Versiones